EUA superam 42 milhões de pedidos de seguro-desemprego em menos de três meses

Na última semana, foram registrados mais 1,8 milhão de solicitações, número acima do projetado pelo mercado

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, vê desemprego saltar em ano marcado pela eleição presidencial em que tenta a reeleição
Foto: Reprodução/Facebook
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, vê desemprego saltar em ano marcado pela eleição presidencial em que tenta a reeleição

Nas últimas 11 semanas (quase três meses), mais de 42,6 milhões de norte-americanos solicitaram o seguro-desemprego. Na semana encerrada em 30 de maio, os Estatos Unidos totalizaram 1,877 milhão de pedidos do benefício.

Leia também: Bolsonaro deve garantir mais duas parcelas do auxílio, mas valor será menor

O número veio acima do esperado pelos economistas consultados pela agência Bloomberg , que projetavam 1.833 milhões de reivindicações ao auxílio.

O total, no entanto, representou um declínio em relação ao número revisado para cima da semana anterior, de 2,126 milhões. Os registros no âmbito do programa de Assistência ao Desemprego Pandêmico totalizaram 623.073.

Foi a primeira vez que os pedidos do auxílio caíram para menos de dois milhões desde a semana que terminou em 14 de março.

Leia também: Nova autópsia aponta que George Floyd teve Covid-19 antes da morte

À medida que os estados começam a reabrir depois de severas medidas de isolamento por quase três meses, também crescem os sinais de uma crise econômica que provavelmente elevará a taxa de desemprego para cerca de 20% em maio.