Paulo Guedes promete novos programas de crédito para socorrer microempresas

Ministro da economia tinha afirmado em reunião ministerial que ajudar pequenas empresas seria perda de dinheiro

Depois de fala em reunião ministerial, Paulo Guedes firma compromisso com microempresas
Foto: World Economic Forum/Ciaran McCrickard
Depois de fala em reunião ministerial, Paulo Guedes firma compromisso com microempresas

Durante o webinar do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que o crédito não está chegando às micro, pequenas e médias empresas, além de se comprometer em atuar em novas medidas na próxima semana.

"O crédito ainda não está chegando na ponta. Falta capital de giro, a demanda é muito maior que a oferta", reconheceu Guedes sobre o novo mercado de gás. "O desempenho não é satisfatório. Vamos jogar uma nova rodada de programas de crédito", disse ele.

A afirmação vai contra fala anterior do ministro. Na semana passada, a divulgação do vídeo da reunião ministerial revelou que o ministro da economia havia dito que seria mais vantajoso, neste momento de crise, salvar grandes empresas – e não pequenas.

Leia em:  'Vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas', diz Guedes

No webinar, Guedes afirmou que para enfrentar a crise econômica é preciso de reações de toda a população. O ministro da economia citou como exemplo a importância de preservar pagamentos para fornecedores e empregados domésticos, mesmo que haja dificuldades.

Segundo Guedes, a medida provisória que reduz salário e jornada de trabalhadores durante a pandemia manteve 8,5 milhões de empregos formais, com perda de 1 milhão de empregos – menor que nos Estados Unidos, por exemplo.

Veja:   População empregada tem queda recorde e desemprego atinge 12% em abril