Com agências físicas fechadas, fila do INSS supera abril e chega a 1,55 milhão
Contratações emergenciais de militares e aposentados, que visam diminuir a fila no órgão, ainda estão suspensas
Por Brasil Econômico |
De acordo com o último Boletim Estatístico da Previdência Social, há 1,55 milhão de requerimentos de benefícios aguardando análise pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número supera os 1,17 milhão do mês passado. Enquanto isso, a contratação temporária de militares e aposentados, que visa reduzir a fila no órgão, ainda está parada.
Segundo o INSS, o resultado final do chamamento público seria publicado nessa terça-feira (26/05), contudo, foi adiado para sexta-feira (29/05). No entanto, oribunal de Contas da União (TCU) avalia suspender a contratação.
Veja também: Monitoramento do comércio em SP terá ajuda de entidades do setor, diz Covas
A situação é agravada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), já que os beneficiários sofrem ainda mais com a espera, já que as agências físicas permanecerão fechadas até 19 de junho.
Leia também: Aumento do salário mínimo para R$ 1.045 foi aprovado pelo Senado
Atualmente, pela falta de atendimento físico, as perícias foram substituídas pelo envio de atestados médicos por meio do site ou aplicativo Meu INSS. A plataforma digital também permite, porém, que o beneficário acomapanhe os processos, se informe sobre os benefícios e outros serviços.