"Precisamos evitar uma crise de abastecimento no Brasil", diz Guedes

Ministro da Economia destacou medidas do governo no combate aos efeitos econômicos da crise

Paulo Guedes, ministro da Economia, disse que Brasil precisa evitar uma crise de abastecimento
Foto: Reprodução
Paulo Guedes, ministro da Economia, disse que Brasil precisa evitar uma crise de abastecimento

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (27) que o governo precisa cuidar da saúde da população, mas ressaltou que é necessário impedir a desorganização da economia do país. Ele citou as medidas que o governo está tomando para diminuir os efeitos da crise do coronavírus que, segundo dele, devem injetar R$ 700 bilhões na economia brasileira. O ministério publicou o vídeo com a manifestação na internet, porque o ministro está em isolamento na sua casa, no Rio de Janeiro.

Leia também: Governo lança programa para financiar folha de pequenas e médias empresas

"Se não nos lembramos de que temos que continuar resistindo com a nossa produção econômica também, vamos ter aquele fenômeno onde todo mundo está com os recursos, mas as prateleiras estão vazias porque deixamos a organização da economia brasileira entrar em colapso", afirmou  Guedes .

O ministro afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não está diminuindo a gravidade da ameaça à saúde da população brasileira quando defende que só os idosos e pessoas com doenças pré-existentes devem ficar em isolamento social. Segundo Guedes, o presidente quer alertar sobre os efeitos econômicos da crise.

Você viu?

"Ele está nos alertando que precisamos impedir a desorganização da economia brasileira, precisamos impedir uma crise de abastecimento no Brasil", afirmou.

O ministro disse que a crise vem em duas ondas, a primeira de saúde pública e a segunda na economia, e ressaltou que a crise econômica ameaça o emprego da população.

"A segunda vem na esteira de primeira, pode ser uma enorme onda, dependendo de nossa reação, ameaça nossos empregos e uma crise econômica como nunca sofremos antes", afirmou.

O ministro disse que o país tem o desafio de continuar produzindo no futuro. "Sim, vamos cuidar da nossa saúde, mas não podemos esquecer que ali a frente temos o desafio de continuar produzindo, temos que alimentar os nossos doentes, temos que alimentar a população, as crianças", disse.

O ministro está desde segunda-feira em quarentena trabalhando na sua casa, no Rio de Janeiro, por estar no grupo de risco. Segundo a coluna de Ancelmo Gois no GLOBO , porém, Guedes foi visto em uma padaria na quinta-feira.