E-commerce brasileiro cresce 22,7% e faturamento chega a R$ 75 bilhões em 2019

Levantamento feito por empresa de inteligência de mercado atesta que mais pessoas estão comprando pela internet no Brasil, já que não houve variação significativa do tíquete médio gasto por compra

Os números do e-commerce brasileiro nunca foram tão positivos. O crescimento registrado em 2019 foi de 22,7% e o faturamento, de R$ 75 bilhões. Os números são do relatório NeoTrust, que analisa o varejo digital trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.

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Aplicativos usados para compras de itens usados são os mais populares entre os consumidores com acesso à internet

O que mais impressiona nos dados apresentados pelo levantamento é a consolidação do modelo de compras pela internet com a adesão sustentável do consumidor ao e-commerce brasileiro .  De acordo com o estudo, o poder aquisitivo do consumidor não variou significativamente no período: o valor médio das compras realizadas foi de R$ 420,40 (incremento de apenas 0,2% em relação ao ano anterior). Portanto, a alta significativa está relacionada principalmente ao volume de pedidos realizados.

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De acordo com André Dias, diretor executivo do Compre&Confie , a maior integração multicanal é um dos fatores da forte recuperação do varejo digital em 2019. Foram feitas 178,5 milhões de compras, valor que representa aumento de 22,5% em relação a 2018.

Um exemplo dessa integração é a curadoria feita pelo iG , que nos próximos dias lança o canal iG Mais , de produtos à venda na gigante do varejo Amazon . De promoções e ofertas a dicas específicas para seus leitores, essa curadoria otimiza o tempo do leitor com indicações confiáveis  para um site de compras de prestígio internacional e que cresce velozmente no Brasil.

Quem compra mais

Ainda segundo o estudo,  o público feminino foi responsável por 52,1% dos pedidos de compra feitos no país durante o ano de 2019. Apesar de comprar mais, as mulheres gastaram menos: o gasto médio foi de R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em média.

Segmentando todos os consumidores por faixa etária, é possível perceber que os que têm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrás, estão os que têm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras.

A região Sudeste responde pela maior parte das compras online em 2019. O percentual advindo da região corresponde a 66,2%. O Nordeste surge em uma distante segunda posição com 11,9%.

Otimismo

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Perspectiva é de crescimento ainda maior do e-commerce brasileiro em 2020

O crescimento mais importante e que está intrinsicamente relacionado à integração multicanal das plataformas online é justamente entre os novos consumidores. O número de consumidores únicos em relação a 2018 registrou um aumento de 40,6% e chegou a 31, 6 milhões de pessoas.

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A estimativa do Compre&Confie é de que esse crescimento siga acelerado em 2020 e que o e-commerce brasileiro R$ 90,7 bilhões neste ano.