"O cara virou um parasita", diz Paulo Guedes sobre servidor público

Em evento no Rio, ministro da Economia criticou o que considera privilégios, como estabildiade e 'aposentadoria generosa'

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Paulo Guedes, ministro da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes , criticou o funcionalismo público e o que ele considera privilégios do setor. Durante evento na FGV do Rio, Guedes comparou os servidores públicos a "parasitas" que querem reajustes automáticos, o que, segundo o titular da pasta, a população não quer mais.

Bolsonaro se diz otimista com aprovação de reformas tributária e administrativa
 — O funcionalismo teve aumento 50% acima da inflação. Além disso, tem estabildiade na carreira e aposentadoria generosa. O hospedeiro está morrendo, o cara (servidor) virou um parasita. o dinheiro não chega no povo e ele (servidor) quer reajuste automático.

Para sustentar sua fala, o ministro disse que a maioria da população defende que servidores concursados podem ser demitidos:

— A população não quer mais isso, 88% das pessoas são a favor de demissão no funcionalismo público.

Congresso busca opção para desonerar a folha sem criar novo imposto

O ministro também disse que os parlamentares que estão à frente das pautas econômicas no Congresso estão agressivos ao ponto de fazer com que ele seja visto como uma "freira de convento".

— Eu, que já fui revolucionário, hoje sou freira de convento. Os parlamentares chegam e dizem 'senhor tem que desindexar, desobrigar, desobrigar, tem que descarimbar do dinheiro'.

Na avaliação de Guedes, o "dinheiro carimbado" é um dos entraves para que os estados e municípios melhorem a situação fiscal.

— O dinheiro no Brasil é todo carimbado, gerido por um software . Uma cidade do interior que no passado as famílias tinham seis ou sete filhos, hoje as pessoas têm um ou dois. Mas como o dinheiro está destinado para educação, o prefeito não pode comprar ambulância para atender essa população idosa. Então troca uniforme seis vezes no ano, pinta escola e mais.