Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR - 6.6.19
Jair Bolsonaro

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o decreto que permitirá a contratação de sete mil militares para atuar em postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) passa por ajustes junto ao Tribunal de Contas da União ( TCU ) e deve ser publicado até sexta-feira.

INSS culpa aumento de processos e pedidos por queda de produtividade

Bolsonaro acrescentou que a publicação pode ocorrer ainda nesta quinta-feira, com a sua assinatura, ou na sexta-feira, com a assinatura do vice-presidente, Hamilton Mourão , que assumirá a Presidência com a viagem de Bolsonaro à Índia .

Mulher sem mãos teve benefício negado pelo INSS por não poder assinar o papel

Você viu?

— Eu já assinei o decreto, ontem mandei não publicar. Está faltando um pequeno ajuste, junto como TCU. Se o TCU der um sinal verde (hoje), publica com a minha assinatura. Caso contrário, publica amanhã com a assinatura do Mourão — afirmou Bolsonaro, ao deixar o Palácio da Alvorada.

A fila por novos benefícios, cerne da crise em curso no INSS, chega a quase 2 milhões de pedidos.

O anúncio da contratação dos militares foi feito no último dia 14, mas os ministérios envolvidos ainda não conseguiram tirar a promessa do papel. Para que militares possam atuar em agências do INSS, são necessários pelo menos dois atos administrativos.

Demora na concessão de benefícios pode gerar prejuízo de R$ 14 milhões ao INSS

Um deles é um decreto de Bolsonaro regulamentando artigo da lei de reestruturação da carreira militar que permitiu a atuação de inativos em órgãos públicos na área civil, com pagamento de adicional de 30% da remuneração paga na reserva.

O decreto, assim, seria mais genérico. Sua elaboração é capitaneada pelo Ministério da Defesa.

A atuação específica nas agências do INSS dependerá de uma portaria interministerial, a ser elaborada após a definição do conteúdo do decreto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!