Brasil fecha acordo e deve exportar melão para China

Documentos foram firmados após reunião bilateral dos presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, que participam da cúpula do Brics

Bolsonaro se reuniu com o presidente Xi Jiping em Brasília
Foto: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Bolsonaro se reuniu com o presidente Xi Jiping em Brasília


O Brasil fechou acordo com a China para viabilizar a exportação de melão para o país asiático, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (13). A China é a maior consumidora mundial de melão: em 2018 foram consumidas 15.648.000 toneladas.

Os protocolos sanitários foram firmados após reunião bilateral entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping , dentro da XI Cúpula do Brics, em Brasília.

O acordo para exportação de melão é simbólico por se tratar do primeiro entendimento com a China sobre frutas. Além da diversificação da pauta exportadora agrícola para a China (a maioria das vendas é de soja e carne), o protocolo tem potencial de alavancar a fruticultura brasileira, principalmente do Nordeste, que hoje direciona as vendas externas para a Europa.

No encontro, foi firmado também plano de ação para colaboração agrícola , que prevê transferência de tecnologia, inovação, atração de investimentos e promoção comercial entre os dois países.