Bolsonaro diz que crise na Venezuela pode afetar preço do combustível no Brasil

Presidente afirma que país pode ter ‘problema sério’ como efeito colateral do que acontece no país vizinho

Foto: Carolina Antunes/PR - 17.4.19
Presidente diz que interrupção do fornecimento de energia da Venezuela para Roraima tem um alto custo para o Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira, que o preço do petróleo no mundo pode subir, com impacto no preço dos combustíveis no Brasil, devido ao agravamento da crise na Venezuela.

LEIA MAIS: EUA dizem estar preparados para intervenção militar na Venezuela

- Com essa ação, com embargos, o preço do petróleo a princípio sobe. Temos que nos preparar, dada a política da Petrobras, de não intervencionismo nesta parte. Mas poderemos ter um problema sério dentro do Brasil como efeito colateral do que acontece na  Venezuela . A política de reajuste adotada no momento é essa, e vamos conversar sobre eventuais problemas que venham a afetar de forma grave o  Brasil  — disse.

O presidente também afirmou que a interrupção do fornecimento de energia da Venezuela para Roraima tem um alto custo para o Brasil. O estado é abastecido pela usina de Guri, no país vizinho, mas agora está usando termelétricas.

LEIA MAIS: Guaidó convoca população venezuelana para novo protesto nesta quarta

— Ao não fazer manutenção da rede de transmissão, não recebemos mais energia elétrica de Guri, da Venezuela. A situação é emergencial, não podemos continuar de forma eterna com a energia de óleo diesel porque a gente paga cerca de R$ 1 bilhão pela energia de Roraima.

LEIA MAIS: Maduro troca o chefe de serviço de inteligência da Venezuela

O presidente  Jair Bolsonaro  se reuniu na manhã desta quarta-feira com ministros e comandantes das Forças Armadas na sede do Ministério da Defesa, para tratar do aprofundamento da crise na  Venezuela , no dia seguinte à operação da oposição para derrubar Nicolás Maduro.