"Feita para enganar a população", diz Bolsonaro sobre taxa de desemprego do IBGE

Em entrevista à TV Record, o presidente criticou a metodologia usada pelo instituto para medir o desemprego no País; "não mede a realidade", declarou

Foto: Alan Santos/PR
Em entrevista à Record TV em Israel, Bolsonaro voltou a criticar cálculos do IBGE sobre desemprego


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a criticar, nesta segunda-feira (1), os métodos utilizados pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a taxa de desemprego no Brasil. Em entrevista à TV Record , ele declarou que a forma de calcular os índices são feitas "para enganar a população."

Leia também: Por que a visita de Bolsonaro a Israel interessa ao agronegócio

"Com todo respeito ao IBGE , essa metodologia, em que pese ser aplicada em outros países não é a mais correta. (...)", afirmou. "Como é feita hoje em dia a taxa? Leva-se em conta quem está procurando emprego. Quem não procura emprego, não está desempregado. (...) Então, quando há uma pequena melhora, essas pessoas que não estavam procurando emprego, procuram, e, quando procuram e não acham, aumenta a taxa de desemprego. É uma coisa que não mede a realidade. Parecem índices que são feitos para enganar a população", completou o presidente.

A fala de Bolsonaro acontece dias depois da divulgação da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílos Contínua (Pnad Contínua), feita pelo instituto e divulgada na sexta-feira (29). De acordo com os dados, houve um  aumento de 892 mil pessoas desocupadas no trimestre encerrado em feveriro, quando a taxa de desemprego subiu para 12,4%, atingindo 13,1 milhões de pessoas.

No trimestre encerrado em janeiro, a desocupação era de 12%, atingindo 12,7 milhões de brasileiros.

Bolsonaro já havia criticado o IBGE

Foto: CNM/CUT
Crítica de Bolsonaro ao IBGE aconteceu após instituto divulgar dados de aumento de desemprego no País


Essa não é a primeira vez que o presidente expressa seu desgosto com a metodologia utilizada pelo IBGE. Em outubro do ano passado, Bolsonaro já havia dito que o cálculo, como feito, é uma"farsa" . Ele também disso que gostaria de mudar a forma de calcular o índice, já que ele contava os beneficiários do Bolsa Família como empregados. 

Em resposta, o IBGE divulgou disse que seu levantamento segue padrões internacionais e afirmou que beneficiários do Bolsa Família não são considerados empregados.

Leia também: Bolsonaro diz esperar que Previdência não seja desidratada no Congresso

Na entrevista dada ontem (1) ele relembrou o episódio: "Fui muito criticado, e volto a repetir: não interessam as críticas. Eu tenho de falar a verdade', concluiu, reiterando sua posição em relação ao IBGE .