Lucro do Santander Brasil passa de R$ 12 bilhões em 2018; crescimento de 52%

Valor líquido chegou a R$ 12,166 bilhões contra R$ 7,997 bilhões do ano anterior; só no 4º bimestre de 2018 banco arrecadou R$ 3,336 bilhões

Banco Santander Brasil aumentou em 52% seus lucros de 2017 para 2018
Foto: Reuters
Banco Santander Brasil aumentou em 52% seus lucros de 2017 para 2018



O Santander Brasil lucrou 52% durante o ano de 2018 do que em 2017, arrecandando, no total, mais de R$ 12 bilhões em valores líquidos. As informações foram divulgadas pela própria instituição financeira nesta quarta-feira (30).

Leia também: Paulo Guedes estuda reduzir impostos sobre empresas de 34% para 15%

De acordo com o balanço do Santander Brasil , o lucro líquido total do acumulado de 2018 ficou em R$ 12,166 bilhões, ante os R$ 7,997 bilhões atingidos no ano anterior, 2017.  Já o lucro gerencial, que exclui fatores extraordinários, alcançou R$ 12,398 bilhões com alta de 24,6%.

O banco também divulgou as informações de modo bimestral. No quarto bimestre do ano passado, a arrecadação foi de R$ 3,336 bilhões, um valor 9,8% maior do que no terceiro trimestre (R$ 3,039 bilhões).

Segundo o relatório, esse resultado foi impulsionado pelo crescimento da carteira de crédito, que somou lucro de R$ 305,2 bilhões em dezembro de 2018, expandindo 12% em relação à 2017, e pelas receitas com tarifas. 

Leia também: No terceiro trimestre, bancos brasileiros crescem e têm maior lucro desde 2006

Santander ficou entre os três bancos mais reclamados no terceiro trimestre

Foto: Getty Images
Santander Brasil ficou entre os três bancos que mais receberam reclamações no terceiro trimestre de 2018


Apesar dos lucros, o Santander ficou entre os  três bancos mais reclamados no terceiro trimestre de 2018. A instituição financeira ficou com o terceiro lugar da lista, atrás apenas do Banco do Brasil (BB) e Bradesco.

A pesquisa foi realizada pelo Banco Central (BC) e gerou um índice de reclamações de clientes para cada um dos bancos. Para obter esse valor de forma justa, e considerando o tamanho do banco em relação ao número de queixas, o BC divide o número de reclamações recebidas de cada instituição financeira pelo número de clientes do banco, e multiplica por um milhão.

Leia também: Clientes do Banco do Brasil podem pagar o IPVA por WhatsApp

O Santander Brasil marcou 22.10 no índice e obteve 933 reclamações. Em nota, a instituição financeira afirmou trabalhar constantemente na melhoria de seus serviços, a fim de torna-los “mais simples e ágeis, para garantir a satisfação dos consumidores com o banco.”