Marca faz campanha inspirada em tragédia de Brumadinho e recebe críticas

Jendayi, empresa de cosméticos, desculpou-se após a reação negativa que envolve a campanha nas redes; Brumadinho já tem 65 mortes confirmadas

Marca de cosméticos recebeu críticas nas redes sociais por campanha em alusão à tragédia de Brumadinho
Foto: Divulgação/Jorge Beirigo
Marca de cosméticos recebeu críticas nas redes sociais por campanha em alusão à tragédia de Brumadinho

Uma campanha publicitária criada pela empresa Jendayi Cosméticos vem recebendo críticas e protestos nas redes sociais. Trata-se de um ensaio fotográfico em que os modelos surgem cobertos de lama, chorando e enrolados com a bandeira do Brasil, em alusão à tragédia de Brumadinho, responsável pela morte de 65 pessoas e o desaparecimento de outras 288  até o momento.

A marca, ciente da reação negativa, emitiu comunicado oficial prestando homenagem às vítimas da tragédia em Brumadinho , e cita "incentivar a todos a não desistirem desta luta, irem até o final, seja com orações ou doações.”

“O objetivo desta campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza, a beleza da vida. Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma família, um sorriso mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta”, diz trecho da postagem, que destaca Jorge Beirigo, fotógrafo e diretor de marketing da empresa.

Leia também: "Tragédia era evitável", diz juíza que decretou prisão de funcionários da Vale

Em entrevista à Revista Quem , Beirigo disse que é "envolvido com várias causas sociais". "Quando tenho alguma ideia, lanço para alguma empresa para ter mais força e até para receber uma ajuda financeira. A ideia inicial era incentivar as pessoas a fazerem doações ou orações." 

Ele se defendeu ao ser questionado sobre o mau gosto das fotos, afirmando que "o que está causando revolta é que muitas pessoas acham que fomos até Brumadinho fotografar". "Não! Fizemos o ensaio em São Paulo! Quando teve a tragédia do Titanic fizeram um filme, todo mundo foi assistir e a produção não ajudou ninguém. A Jendayi vai doar ração para os animais. Estamos usando a arte para representar a dor das pessoas e ajudar. Críticas sempre vão existir. Sabemos da tragédia, que existem pessoas desaparecidas, e, se pudéssemos, estaríamos lá em Brumadinho ajudando nas buscas. Mas não podemos chegar perto", afirmou.

No Twitter, muitos internautas se indignaram com o teor da campanha, que faz alusão à tragédia de Brumadinho , dentre eles a atriz Bruna Marquezine.

Leia também: Engenheiros que atestaram segurança na barragem em Brumadinho são presos

Confira a reação na web