No Twitter, usuários reclamam de falsas promoções: "Black Fraude"
Nas redes sociais, usuários compartilham falsos descontos, fretes abusivos e prazos de entrega longos; Black Friday começou nesta sexta-feira (23). Veja
Por Brasil Econômico |
A Black Friday começou nesta sexta-feira (23) em diversas lojas de todo o Brasil e do mundo. O dia de promoções, aguardado por muitos brasileiros que desejam aproveitar os preços mais baixos, está desde a madrugada entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.
Leia também: Vai aproveitar a Black Friday? Saiba quais são seus direitos depois de comprar
No Twitter, a Black Friday está em primeiro lugar nos assuntos mais falados do País, com a hashtag #blackfridaybrasil. O tópico também é um dos mais comentados no ranking mundial, com a #BlackFriday2018.
De acordo com uma pesquisa pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), seis em cada dez (58%)
brasileiros têm a intenção de fazer compras nesta data.
Apesar do interesse em adquirir novos produtos, muitos internautas estão aproveitando o momento para denunciar, nas redes sociais, a chamada " Black Fraude ". O nome é dado pelos brasileiros ao dia de promoções, que comumente costuma apresentar promoções falsas (a chamada "maquiagem" nos preços, em que os produtos ficam mais caros dias antes da Black Friday, para então serem vendidos por valores iguais ou até maiores do que o normal); preços abusivos de frete e prazos de entrega longos demais.
Confira a repercussão:
tinha uns 15 livros no carrinho e a única mensagem q eu recebo da Amazon é....
— kindness✨ (@wtf_gabie) November 23, 2018
Fica a dúvida #BlackFridayBrasil ou #BlackFraude 😂😂 pic.twitter.com/L6NZ2p9J3W
Raiva da Blaque Fraude! Os games estão todos mais caros que em outubro! Esperei esse dia chegar atoa! Tudo pela metade do dobro! #blackfridaybrasil pic.twitter.com/tLWl1RcoS1
— Mateus Biagioti (@MateusBBi) November 23, 2018
É isso que é #blackfridaybrasil pic.twitter.com/uIxNER70nH
— JEICKI (@Jeickioficial) November 23, 2018
Esperei o ano todo pra comprar um iPhone 6S na Black Friday, no resto do ano estava +ou- R$1899 até aí tudo certo, achei que na Black Friday estaria uns 1500. Chego hoje e me deparo com isso:
— 🇬🇧trago estarossa🇺🇸 (@Scarlate22) November 23, 2018
#blackfridaybrasil pic.twitter.com/rowGQF6kXW
Espero q o @procongoiania , @proconspoficial e @ProconRJ estejam ligados nas @americanascom fazendo propaganda enganosa nessa #BlackFriday #BlackFridayBrasil #BlackFraude pic.twitter.com/twSvwE32mG
— Paulo Souza (@desestruturado) November 23, 2018
Você viu?
Já a @magazineluiza aumentou o preço da geladeira que eu estou procurando essa semana , deu uma baixadinha de nada , aumentou de novo e agora ohhh.. 100 reais mais barata! Até quando Braseelllll, nunca seremos levados a sério 😮 #BlackFridayBrasil #BlackFridayMagalu
— Danielle Rêgo (@danizitarego) November 23, 2018
Aquele super frete de R$1.349,99 #blackfridaybrasil pic.twitter.com/PmLwBvsAkJ
— Valdeir Psr (@valdeirpsr) November 23, 2018
Uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui avaliou que 51,13% da população do País acha que a Black Friday é pouco ou nada confiável
. Entre os que classificaram o dia de descontos como nada confiável estão 12,48% das pessoas, que disseram que “ Black Friday no Brasil não dá certo” e 38,65% acreditam que “mesmo pesquisando, a gente cai na ‘Black Fraude’.”
Apenas 2,78% dos brasileiros afirmaram que a data é muito confiável e que é possível comprar e aproveitar as promoções existentes. Outros 46,08% avaliaram a ocasião como parcialmente confiável, considerando que é preciso “pesquisar bem para aproveitar as ofertas.”
Apesar dos problemas encontrados, os usuários do Twitter também se divertiram com os memes e brincadeiras sobre a data:
Vai lá, gasta tudo no black friday, depois você dá um jeito de pagar ! #blackfridaybrasil pic.twitter.com/y55AQFjzj9
— Ana Claudia🧚🏻♀️ (@clauapensadora) November 23, 2018
Nesta #BlackFridayBrasil não se esqueça: pic.twitter.com/wZgz1j96Tv
— O Inconformante (@Inconformante) November 23, 2018
Por motivos de força maior esse ano não vou participar da #BlackFridayBrasil pic.twitter.com/4uIJxzVTpc
— Dino (@thebrunonunes) November 23, 2018
Saiba como registrar queixas na Black Friday
Leia também: Site monitora preços e confere se descontos são reais durante a Black Friday
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Em caso de queixas e reclamações sobre as promoções da Black Friday
, a Fundação Procon-SP afirma quemonitora preços dos produtos mais procurados em lojas físicas e virtuais 60 dias antes do evento, e que o desconto deve ser dado sobre o menor preço dos últimos 60 dias. Em caso de reclamações ou denúncias, os consumidores podem utilizar a #proconspnablackfriday e os perfis oficiais da Fundação Procon nas redes sociais.