Black Friday terá adesão de três em cada dez consumidores, diz pesquisa
O dia de desconto acontece em 24 de novembro e consumidor pretende economizar na compra de eletroeletrônicos, moda e itens de beleza; veja
Por Brasil Econômico |
Pesquisa realizada pelo SerasaConsumidor divulgados nesta terça-feira (31) apontou que três em cada 10 brasileiros pretendem fazer alguma compra na edição deste ano da Black Friday. Esse índice é observado uma vez que 90% dos respondentes da pesquisa acreditam que vão conseguir bons descontos durante o dia de descontos neste mês de novembro.
Leia também: Após dois dias longe da dona, cadela extraviada em voo é recebida com festa
A edição deste ano da Black Friday está marcada para o dia 24 de novembro e tem expectativa de movimentar R$ 2,5 bilhões em 24 horas de ação promocional, de acordo com a perspectiva da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para a pesquisa foram entrevistados 4.301 pessoas em todo o País, entre os dias 17 e 24 de outubro.
Com o passar dos anos e más experiências de compra, a pesquisa prévia antes da data de descontos passou a fazer parte da rotina de 79% dos consumidores que consomem na data. Eletroeletrônicos são os itens mais desejados pelos consumidores, com 37% da preferência durante a ação promocional, seguido por roupas, calçados e acessórios com 21% da intenção de compra , telefonia com 18%, informática com 14%, viagens com 6%. Outros itens, como material de construção, brinquedos, entre outros, totalizam 5% da intenção de compra na data.
Você viu?
Leia também: Absurdo! Gerente de lanchonete encontra bala perdida em pão de hambúrguer
Gastos
Os consumidores foram questionados sobre o valor a ser disponibilizada para a data e 41% dos entrevistados, ou seja, 41% pretende gastar mais que R$ 100. Outros 28% disseram que o gasto será de R$ 201 até R$ 999 na data. Já os consumidores que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 totalizam 11%, e 12% opta por valores entre R$ 51 a R$ 100. Apenas 5% afirmaram ter intenção de gastar até R$ 50.
Dos entrevistados pelo SerasaConsumidor , 72% afirmaram que pretendem comprar em loja física; 27% pela internet e 1% não soube responder em qual canal fará a aquisição de produtos. Questionados sobre os cuidados com segurança online na hora de fazer compras na Black Friday, a grande maioria afirma ter cuidado, uma vez que 87% responderam que verificam se o site é seguro antes de efetuar a compra.
“O consumidor está cada vez mais atento aos sites nos quais efetua suas compras durante a Black Friday. Por isso, é essencial que os ecommerces sérios tenham um certificado de segurança, que é aquele que garante que o endereço começará com https, e não apenas http”, afirmou em nota o diretor de certificação digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano. "Neste caso, o S significa que o site está seguro", orienta.
Leia também: Está endividado? Veja como usar o 13º salário para sair do vermelho