Empresa estreante na ABF ensina crianças a construírem robôs e impressora 3D
Fundadores da Tron Ensino de Robótica Educativa aproveitaram a Expo Franchising ABF Rio para apresentar inovação na área de educação
É comum encontrar negócios de educação nas feiras de franquias que acontecem no Brasil. A Expo Franchising ABF Rio, no entanto, apresentou algo que foge do convencional do setor: a Tron Ensino de Robótica Educativa, empresa fundada no Piauí que fez sua primeira participação no evento, vende cursos de robótica para crianças.
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Um dos fundadores da empresa , Gildário Lima, conta que o projeto nasceu com a intenção de ser apenas um livro. Ele havia se juntado a pedagogas para criar um produto didático voltado para crianças e tentado vender a obra pra colégios particulares, porém, muitas das pessoas que se interessavam pelo conteúdo tinham dificuldades em implementar os métodos. Lima, então, passou a receber pedidos para entregar já em funcionamento e criou a startup. “A Tron entrega o método funcionando para a escola, que apenas tira da caixa e liga”, conta.
De acordo com Lima, o “método Tron” consiste em trabalhar a robótica de maneiras passiva e ativa. No primeiro modelo, indicado para crianças de dois a seis anos, a robótica é usada para que elas aprendam outros assuntos, enquanto no segundo, para quem já tem mais de sete anos, é ensinado o tema em si.
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Para falar sobre a importância de seu negócio, Lima cita uma visão de futuro, dizendo que é apenas questão de tempo para que a robótica revolucione grande parte do que conhecemos. “A robótica não é uma área, é uma linguagem. Então, nossa geração precisa ser introduzida nessa linguagem. A gente sabe, por exemplo, que em 15 ou 20 anos, 80% do que nós fazemos, um robô vai fazer melhor”, afirma o empresário.
Lima afirma que com apenas um ano de prática na robótica, uma criança já é capaz de construir um robô similar a um carrinho de controle remoto. Com dois anos de aulas, elas são capazes de montar até mesmo a impressora 3D utilizada para fabricar os próprios robôs da marca.
As franquias
Ainda segundo Lima, uma franquia da Tron trabalha com duas estratégias diferentes. Primeiramente, o franqueado precisará abrir o showroom, que é um laboratório desenvolvido pela própria companhia, visando a oferta de cursos para alunos de qualquer escola a partir de sete anos. Neste modelo, a intenção é fazer com que o maior número de crianças possíveis experimentem a robótica nos estabelecimentos.
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A segunda parte do negócio para o franqueado é tentar levar os produtos para dentro das escolas. Segundo o sócio da companhia, a vantagem deste modelo é a redução de custos para os clientes. “No showroom, dependendo da região, a criança vai pagar entre R$ 200 e R$ 500 para ter um curso de robótica. Se levo esse curso para dentro da escola, fica algo em torno de R$ 70 a R$ 130 por mês, incluindo todos os materiais”, explica. A taxa de franquia para quem deseja investir na empresa fica entre R$ 100 mil e R$ 150 mil.