Quer abrir um negócio e fugir das franquias convencionais? Confira a lista
Você já imaginou ter um negócio de aluguel de malas? Tem investimentos de R$ 8 mil, R$ 12 ou R$ 16 mil, com retorno médio previsto para o 18º mês
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquia apresentou crescimento de 8% no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa, de acordo com o sócio da Loja de Franquia da Anewton Franchising, Rodrigo Morgan, a alta é resultado da resistência do setor no período de crise. O especialista afirmou que o franchising tem buscado alternativas de canais de vendas, assim como inovado na criação de modelos de negócios diferenciados.
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Mas por que investir em um modelo de franquias minimamente inusitado? Morgan explica que, como a operação da franquia é baseada na lógica de expandir um negócio que deu certo em mercados diferentes, não é uma alternativa ruim investir no segmento. O especialista também conta que se tem observado empreendedores apostando em serviços diferenciados para alcançar um nicho específico, e até mesmo de franquias inusitadas.
Se você tem pensado em virar um empreendedor que foge do tradicional, conheça algumas franquias inusitadas que têm apresentado bons resultados no País:
1. GetMalas
A Microfranquia de aluguel de malas de viagem trabalha com três modelos distintos, baseados no porte da cidade que receberá a unidade, até o perfil econômico do investidor. Os investimentos são de R$ 8mil, R$ 12 ou R$ 16 mil reais, com retorno médio previsto para o 18º mês após a abertura da operação.
O nível de investimento considerado baixo se deve ao fato de todas as operações terem a possibilidade de ser gerenciadas a partir de casa. A cada locação, a GetMalas repassa 60% líquido ao franqueado.
Entre as funções do franqueado estão: gerenciar entregas e coletas das malas, receber e atender o cliente em horários agendados, realizar a limpeza e higienização das malas, após orientação e suporte do franqueador.
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2. Território Feminino
Que os anúncios publicitários estão espalhados por toda parte ninguém nega. Eles estão presentes nos sites, nas revistas e na televisão. Tal realidade chegou ao ponto de se adequar ao mundo das franquias, sendo que desde 2014 a Território Feminino faz vendas de anúncios tanto para o canal online quanto para edições impressas.
Embora o franqueado tenha uma boa participação no valor das vendas de anúncios – de 70% – para entrar na rede é necessário investir R$ 65 mil, com possibilidade de faturamento por edição de R$ 120 mil.
O Território Feminino é baseado no modelo home-based e permite a flexibilidade do investidor trabalhar nas ruas, através de visitas porta a porta nas empresas e clientes em potencial.
3. Gratitude
Ter um negócio estruturado com o apoio da luz solar já é algo diferenciado, mas ter um mobile food funcionando com a tecnologia é mais inovador ainda. A Gratitude é uma franquia com foco em distribuição e venda de produtos saudáveis e sustentáveis e tem como carro chefe o açaí da marca MORMAII.
A empresa não vende os equipamentos que garantem a funcionalidade da franquia, o que a Gratitude faz é ceder o carrinho de operação na rua. O fraqueado deve investir no negócio R$ 9.990 ou R$ 14.990 no carrinho eco-mobile.
O faturamento mensal do franqueado pode variar entre R$ 7 mil e R$ 12 mil, sendo que o mesmo obtém resultados de até 30% de liquidez.
Para finalizar, Rodrigo Morgan, conta que antes de investir em uma rede de franquias é importante escolher um negócio com o qual você se identifique. “Vale checar qual a rotina demandada para gestão e operação da franquia para alinhamento das suas expectativas. E finalmente, converse com o máximo de franqueados da marca para confirmar o nível de satisfação da rede, a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora e as condições de faturamento e lucratividade do negócio, certificando-se que será uma ótima oportunidade para os seus interesses”.
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