Automação: Geração Millenium acredita que tecnologia está criando empregos
Participantes identificados com baixo Índice de Desenvolvimento Humano são os menos confiantes na capacidade da tecnologia de criar empregos
Por Brasil Econômico | * |
O surgimento da automação e da Inteligência Artificial (IA) tem levantado todos os tipos de questões sobre o futuro e a detenção do trabalho humano . Contudo, um novo estudo conduzido pelo Fórum Econômico Mundial aponta que a geração millenium – nascidos entre 1980 e 1995 - não está preocupada com o impacto da tecnologia nos trabalhos. Eles abraçam a opinião de que os avanços recentes irão gerar mais empregos, e não menos.
Leia também: Black Friday: cinco dicas para lojas virtuais se prepararem para data sazonal
Cerca de 24.766 participantes foram questionado sobre temas que vão desde a perspectiva econômica global, até o papel da tecnologia e da automação na sociedade para produzir a edição 2017 do Global Shapers Survey. Para 78,6% dos entrevistados a tecnologia está criando empregos, e não os destruindo.
Vale destacar que os participantes identificados com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são os menos confiantes na capacidade da tecnologia de criar empregos. Apenas 66,7% votaram em “geração de trabalho”, a mais baixa proporção de um grupo na escala.
Outros 63,3% dos entrevistados acreditam que o avanço da tecnologia terá um impacto significante em suas carreiras pelos próximos 10 anos – contudo, é claro, o impacto pode ser bom ou ruim.
Leia também: Apple: 187 mil aplicativos serão retirados da App Store; confira
Você viu?
Processo automático
Esse relatório certamente parece sugerir que, em geral, pessoas jovens não temem a ascensão da automação. O que é bom, porque muitas indústrias estão implementando robôs e IA em larga escala.
Dos trabalhos de construção até procedimentos cirúrgicos, estamos vendo como o hardware de ponta pode ser usado para fazer determinados trabalhos melhor do que os humanos e a um custo menor. É importante relembrar que o estudo não perguntou à geração millenium se eles acreditam que a automação e IA estão destruindo ou criando empregos, e sim, sobre a tecnologia como um todo.
O projeto, a criação e a manutenção de trabalhadores sintéticos certamente criarão empregos. Contudo, a tecnologia pode também capacitar pessoas a fazerem trabalhos que elas não poderiam sem os novos avanços tecnológicos, desde o crescente uso da realidade aumentada no local de trabalho até o hardware que amplifica nossas capacidades físicas.
Existem ainda muitas pessoas que duvidam que a automação irá decolar da forma que alguns estão prevendo. Se isso acontecer, certamente mudará a composição da força de trabalho – mas a ideia que as máquinas irão pegar todos os empregos é um exagero, e há maneiras de mitigar o impacto de não ter trabalho suficiente para todos.
Leia também: Bitcoin: Vietnã deve reconhecer legalmente moeda criptografada até 2019
*Com tradução de futurism.com