Dieese registra queda de 0,3 p.p no desemprego em São Paulo
O resultado refere-se a região metropolitana de São Paulo e aponta leve melhora no cenário, porém mais de 2 milhões procuram emprego na região
Por Brasil Econômico |
Levantamento feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo teve queda de 0,3 ponto percentual, ao passar de 18,6% para 18,3% no mês de julho.
Leia também: Planejamento diz que 1,3 milhão de beneficiários devem sacar o PIS/Pasep
O levantamento constatou queda de 26 mil pessoas em situação de desemprego em São Paulo, porém o número de trabalhadores em busca de uma nova oportunidade na região continua elevado, com 2,051 milhões de pessoas a procura de emprego, o que representa 98 mil a mais do que no mesmo período do ano passado.
Na análise do economista do Dieese, Cesar Andaku, o mercado de trabalho está reagindo melhor neste momento, por isso a pequena retração no indicador. “A partir de junho começamos a observar uma estabilização, mas devido à volatilidade na economia ainda é prematuro cravar que vamos ter uma sequência de queda”, opinou ele. Em junho último, A taxa tinha passado de 18,8% para 18,6%.
Você viu?
Leia também: Moradores da periferia criam partido para fomentar oportunidades
Entretanto, o economista ressaltou que ao se comparar o resultado atual com o de igual período do ano anterior, a situação mostrou uma piora. Em julho do ano passado, havia 17,4% da População Economicamente Ativa (PEA) a procura de uma vaga. De acordo com ele, a pequena melhora em julho reflete principalmente o crescimento de autônomos (3%), o que acredita ser uma alternativa para “driblar a crise econômica ”.
Resultado por setor
O Dieese apurou alta de 0,7% no nível de emprego no mês de julho, com saldo de 68 mil postos de trabalho, número acima do total de pessoas que passaram a disputar uma chance no mercado de trabalho. A maioria dos setores ampliou as contratações com destaque para o comércio, onde surgiram 30 mil empregos, com alta de 1,9% e a construção civil, com 22 mil novas vagas (3,8%).
Na indústria, o saldo foi positivo em 20 mil postos de trabalho, ou alta de 1,5% e em serviços foram abertas 14 mil vagas em alta de 0,3%. Em julho havia 9,159 milhões de pessoas ocupadas na região metropolitana de São Paulo, sendo que o número de autônomos cresceu 3%, enquanto o de assalariados ficou ligeiramente inferior a julho (-0,1%).
O levantamento mostra ainda que melhorou a situação do emprego com 0,4% mais contratados com carteira assinada, ao mesmo tempo em que diminuiu em 1,7%, o total de trabalhadores sem carteira. Os dados refletem que, aos poucos, o índide de desemprego começa a perder força com a perspecitva de melhora econômica.
Leia também: Apple: 187 mil aplicativos serão retirados da App Store; confira