Ministério da Agricultura impede cinco frigoríficos de vender de carne aos EUA

Decisão faz três frigoríficos da Marfrig, um da JBS e um da Minerva ficaram impedidos de vender aos EUA até que "medidas corretivas" serem adotadas

Leia também: Justiça proíbe JBS de vender ativos para Minerva Foods; entenda o caso

Com a decisão do Ministério da Agricultura , ficam suspensas as exportações de três plantas da Marfrig, localizadas em São Gabriel (RS), Promissão (SP) e Paranatinga (MS); uma da JBS, localizada em Campo Grande (MS); e outra da Minerva, em Palmeiras de Goiás (GO). Segundo o ministério, o comunicado foi enviado pelo Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS, na sigla em inglês).

Agência relatou ao Ministério da Agricultura que frigoríficos registraram não confirmidades em reinspeção dos produtos
Foto: shutterstock
Agência relatou ao Ministério da Agricultura que frigoríficos registraram não confirmidades em reinspeção dos produtos

Leia também: Dor nas costas é doença que mais gera afastamento do trabalho; confira

Vinculada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a agência relatou não conformidades constatadas em resinspeção de produtos dos cinco frigoríficos. "Trabalhamos ainda, para que não haja recusa das mercadorias já embarcadas, até porque não há risco algum à saúde pública", disse, em nota, o ministério. "O mecanismo de autossupensão é acionado como estratégia para facilitar o retorno de forma mais acelerada, após os esclarecimentos".

Para a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), "a iniciativa demonstra a responsabilidade do Brasil no que diz respeito à condução de suas exportações". Em comunicado, a associação disse que a produção brasileira de carne bovina segue "os mais altos padrões de vigilância sanitária e de qualidade. As plantas industriais suspensas representam uma fração mínima da produção nacional de proteína animal".

Você viu?

Respostas das empresas

Procurada, a JBS afirmou em nota que já encaminhou os esclarecimentos solicitados por meio da ABIEC e ressaltou que "não foram encontrados problemas relativos às instalações da planta ou de qualidade do produto".

Minerva Foods disse que a produção para os EUA segue em ritmo normal. "O volume produzido pela planta temporariamente suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por não conformidade decorrente da identificação de alguns cortes com marcas de vacina aplicadas nos bovinos (que não oferecem risco à saúda das pessoas) foi realocado para outras unidades".

A empresa afirmou ainda que segue os mais rígidos padrões de qualidade e segurança alimentar em todos os países em que atua e informou que intensificou os controles para retomar a operação desta planta para os EUA o mais rápido possível.

Leia também: Mercedes-Benz faz recall para inspeção de veículos com defeitos no software

Por fim, a Marfrig Global Foods disse em nota que conta com "um rigoroso processo de garantia de qualidade para os produtos que são vendidos no mercado nacional e internacional". Em resposta à decisão do Ministério da Agricultura, a companhia afirmou que já está tomando todas as providências necessárias para atender exigências do mercado americano nos seus processos produtivos e está atendendo a todas as fases estabelecidas pela pasta de forma técnica e imediata, visando o retorno dessas plantas para exportação para este mercado".

* Com informações da Agência Brasil.