Mercado freelancer: veja vantagens de inserir esses profissionais em PMEs
Maior qualificação, especialização, dinamismo e menos custos: veja o que a contratação de um freelancer pode trazer de benefícios para as empresas
Por Brasil Econômico |
A contratação de freelancers tem se tornado cada vez mais comum entre empresas de diferentes segmentos. De acordo com a pesquisa Global Human Capital Trend, elaborada pela Deloitte, no ano passado cerca de 51% dos executivos mundiais estimavam aumentar o recurso a este tipo de profissionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a expectativa é que até 2020 aproximadamente 40% dos trabalhadores norte-americanos façam parte do mercado freelancer.
Leia também: Recursos Humanos: mapeie o comportamento ético de forma eficiente
Se tornando uma tendência mundial, no Brasil o mercado freelancer se apresenta também como uma alternativa para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a reduzirem custos. Quer saber como? Confira algumas vantagens listadas pela plataforma de crowdsourcing, Freelancer.com, de utilizar esses profissionais para a execução de projetos em diferentes empresas.
1- Redução de custo
Há grandes chances de diminuição de gastos com taxas e encargos, uma vez que plataformas como a citada acima conectam empresas e profissionais sem a necessidade de intermediários. Com isso, o mercado torna-se mais eficiente e equitativo para ambos os lados.
“Se pensarmos em uma agência de designer, o contratante irá pagar por todo um escopo da empresa, desde o proprietário, gerente sênior, coordenador de conta e, no fim do funil, o designer, que é quem, de fato, irá realizar o trabalho”, exemplifica.
2- Fácil variação de equipe
Com a mão de obra freelancer, o empregador é possibilitado a começar um negócio com apenas um funcionário, podendo aumentar rapidamente sua equipe conforme as demandas e as necessidades da empresa e dos clientes.
3- Quebra de barreiras geográficas
O freelancer diminui as dificuldades de contratação de profissionais qualificados, uma vez que rompe as barreiras de localização , oferecendo um serviço de qualidade nas respectivas regiões das instituições necessitadas.
Você viu?
4- Agilidade
Outro benefício trazido é a otimização do tempo, já que é possível montar uma equipe e iniciar um projeto em um tempo menor se comparado ao utilizado nas execuções de processos seletivos de contratação formal.
Leia também: Veja cinco dicas de como firmar uma parceria de negócios forte e duradoura
5- Maior especialização
Com a concorrência, profissionais desse tipo tendem a se dedicarem mais a um nicho determinado ou a funções específicas. Além disso, há uma atualização regular no conhecimento dos mesmos, o que pode torná-los mais capacitados para o desenvolvimento de algumas atividades.
6- Flexibilidade de horários
É importante lembrar que grande parte dos freelancers trabalham em home office, o que permite um atendimento mais dedicado e simplificado, já que a comunicação é mais rápida e efetiva mesmo sendo a distância.
7- Estímulos e negociações
É muito comum que freelancers negociem seus pagamentos após a efetuação do serviço, o que de certa forma, serve como um estímulo para um trabalho bem feito. Outro fator potencializado é o cumprimento dos prazos de entrega, que passam a ser estipulados e acatados com mais rapidez.
8- Maior controle dos investimentos
Além de todas as vantagens acima, a contratação por projetos garante que os gastos não saiam do planejado, evitando assim, custos adicionais de horas extras, por exemplo.
9- Maior dinamismo
Ao utilizar uma equipe, ou parte da equipe formada em sua grande maioria por profissionais do mercado freelancer, a criatividade e a dinâmica nos serviços e produtos podem ser potencializadas devido às condições de trabalho e o modo como desenvolvem suas funções.
Leia também: Metade dos empregadores brasileiros têm vagas abertas por falta de qualificação