Conheça oito opções de franquias inusitadas
Grande parte das pessoas que desejam empreender acabam procurando por franquias já conhecidas, mas Brasil tem mais de 3 mil marcas atualmente
Por Brasil Econômico |
Ao buscar franquias para investir, os empreendedores procuram segurança. Isso acontece porque a criação de um negócio do zero pode ser muito mais arriscada do que um modelo que já foi previamente testado.
Leia também: Especialista dá cinco dicas para quem vai visitar a ABF Franchising Expo 2017
Quando procuram uma franquia para investir, estes empreendedores costumam lembrar apenas das marcas mais famosas. Existem, no entanto, cerca de 3 mil marcas no Brasil atualmente. Diante deste cenário, os empresários mais ligados no mercado têm buscado, cada vez mais, apostar em ideias diferentes que se destaquem em relação à concorrência. Conheça as franquias mais inusitadas:
1) Urban
Criada em 2009, a Urban Arts é a primeira franquia de arte do Brasil. A rede conta com mais de 40 mil obras autorais com tiragem limitada de mais de 4 mil artistas independentes do Brasil e do mundo. Além dos quadros, a empresa também comercializa almofadas, lambe-lambes e sketchbooks. As 18 galerias espalhadas pelo país possuem ambiente moderno exclusivo e inovador, que chama a atenção de consumidores e profissionais do ramo de decoração em busca de artigos para presente ou decoração de suas casas e escritórios. Com investimento inicial a partir de R$190 mil, os interessados em abrir o negócio recebem toda a orientação dos especialistas da rede.
2) Franquia de Precatórios
Criada em 2016, a Franquia de Precatórios é pioneira em seu segmento. Respaldada pela seriedade e know-how dos mais de 15 anos da Sociedade São Paulo de Investimentos, empresa referência no ramo, a rede baseia seu negócio na compra de precatórios federais. A Franquia de Precatórios possui mais de 58 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros. O investimento indicado para abertura do negócio é de R$6 mil com previsão de retorno em seis meses.
3) Ooxy Radio Indoor
A Ooxy Radio Indoor é a primeira franquia de marketing sensorial do país. Criada em 2016, a empresa oferece, na prática, serviços de rádios customizadas para PME’s com o objetivo de tornar o ambiente mais agradável e assim gerar maiores oportunidades de vendas. Para abrir uma unidade, é indicado um investimento inicial de 25 mil reais com o retorno médio previsto para 18 meses.
Você viu?
Leia também: Aplicativo auxilia empresário se deve fazer negócio à vista ou a prazo
4) Ótris
Criada em 2010 por Caio Katayama, a Ótris é uma empresa de cobrança focada em pequenas e médias empresas. Na prática, o franqueado trabalha para recuperar valores devidos por inadimplentes às empresas. Desde a sua abertura, a empresa já conseguiu devolver cerca de R$4 milhões para os empresários. Para abrir uma unidade, o investimento indicado é de R$80 mil, com previsão de retorno prevista para 18 meses.
5) Vazoli
Fundada em 2008 na cidade de Severínia, localizada no interior do estado de São Paulo, a Vazoli atua no segmento de serviços financeiros, crédito e financiamento. O principal diferencial da empresa consiste em prestar uma verdadeira consultoria financeira para cada cliente, apontando a melhor opção de crédito disponível. Com mais de 90 unidades espalhadas por 19 estados brasileiros, a empresa possui 4 selos de Excelência em Franchising da ABF consecutivos. Para abrir uma unidade do negócio, o investimento indicado é de R$50 mil com previsão de retorno em até 8 meses.
6) Super Estágios
Criada em 2009, a Super Estágios é a primeira franquia de estágios homologada pela ABF no país. A empresa trabalha com um sistema online de cadastro e além de ajudar o estudante a ingressar no mercado de trabalho, realiza o acompanhamento do mesmo no estágio, garantindo que o período seja, para ambos os lados, uma experiência positiva. Desde a sua criação, a rede já conseguiu colocar mais de um milhão de pessoas no mercado de trabalho. Para abrir uma unidade do negócio, o investimento indicado é de R$170 mil, com previsão de retorno em 18 meses.
7) Office & Co
Criada em 2012, a Office & Co é uma franquia criada por duas antigas vizinhas que não imaginavam que o empreendedorismo iria juntá-las em um empreendimento milionário. Na prática, os franqueados da Office & Co montam e disponibilizam espaços de trabalho em modelo de coworking. O investimento inicial para abertura do negócio é de R$400 mil com prazo de retorno que varia entre 18 e 36 meses.
Leia também: Refis: entenda o novo Programa de parcelamento do Governo Federal
8) Cooper Kap
Primeira rede de franquias de tapetes personalizados do Brasil, a Cooper Kap foi criada em 1977 e entrou para o franchising em 2015. A franquia funciona com a visita do franqueado a clientes apenas com um tablet onde ele armazena o mostruário de tapetes e capachos da empresa, por isso, ele só precisa com uma bolsa de mão ou mochila para guardar o equipamento eletrônico e trabalhar. Investimento inicial para adquirir a franquia: R$ 7990,00 e o prazo de retorno é a partir de 6 meses. Atualmente são 106 franqueados na rede.