Quer migrar da loja física para o e-commerce sem prejuízo? Veja como em 5 passos
Investimentos em marketing, publicidade e estudo da concorrência: confira cinco passos para desenvolver um e-commerce e uma gestão de sucesso
Por Brasil Econômico |
No ano passado, o comércio eletrônico ou e-commerce foi um dos poucos setores a evoluir, ao registrar um crescimento de 11%. O bom desempenho foi principalmente devido aos preços competitivos e ao mercado de smartphones, que promoveu a inserção de novos consumidores nos meios digitais. Por outro lado, 190 mil lojas físicas fecharam as portas, o que evidencia uma demora na modernização dos meios de vendas dos varejistas.
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“Empreendedores criam um negócio no comércio eletrônico, no mesmo setor em que atuam no varejo físico e, pouco tempo depois, quebram porque não entenderam a essência desse mercado”, afirma o varejista, empreendedor e criador do E-commerce na Prática.com, Bruno de Oliveira.
Com isso, o empreendedor separou cinco dicas para aqueles que desejam abrir uma loja virtual de sucesso, separando o lucro do prejuízo.
1 - Estude a concorrência
Segundo Oliveira, o know-how do varejista precisa ser adaptado, uma vez que esse conhecimento prévio pode ser vantajoso para captar bons resultados. Além disso, ressalta a necessidade de estudar e pesquisar o meio digital seja através de cursos gratuitos ou por meio de uma análise da concorrência.
“Elabore uma pequena lista com uns cinco concorrentes do mercado e examine minuciosamente cada etapa da operação deles”.
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2 – Seja visível nas ferramentas de busca
Agora não será mais necessário a preocupação com um ponto fixo de vendas, entretanto, é importante se atentar no posicionamento de seus produtos em buscadores e nas redes sociais , se tornando visível e investindo financeiramente já que nem tudo na internet é gratuito.
“Vender online requer processos diferentes do mundo físico, é preciso investir constantemente em publicidade”, explica.
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3 - Redefina a logística
Repensar a logística, como será executada a entrega e onde se localizará o estoque dos produtos, são fatores consideráveis para o desenvolvimento do negócio. Nesta etapa, pontos como prazos de entrega, custo de frete, o funcionamento das políticas de troca e devolução também podem ser elaborados.
“Todas essas rotinas precisam estar pré-determinadas. Nada deve ser feito no improviso. No Brasil, nove em cada dez e-commerces usam os Correios para transportar os seus produtos”, ressalta.
4 – Aposte em produtos vendáveis
É importante salientar que alguns produtos serão os destaques do negócio. Por isso, crie páginas para os melhores itens, com mais informações, imagens, vídeos, palavras-chave e se possível, atestado de qualidade.
5 - Invista em marketing
Como em qualquer outro projeto, a gestão é algo fundamental para o desenvolvimento no mercado, sendo o investimento em marketing essencial. “Investir em marketing é fundamental para qualquer negócio, principalmente um negócio na internet. Apesar das vantagens que existem no e-commerce, essa jornada está longe de ser fácil”, conclui o empreendedor.
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