Confiança da indústria cai após três meses consecutivos de alta, diz CNI

Índice de Confiança do Empresário Industrial apresentou queda de 0,9 ponto em abril, mas permaneceu acima da linha que divide otimismo do setor

Após três meses consecutivos de alta, a confiança dos empresários da indústria voltou a apresentar retração. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador ficou em 53,1 pontos em abril, caindo 0,9 ponto na comparação com março deste ano. Apesar da queda, o índice permanece acima da linha divisória de 50 pontos, o que ainda sinaliza otimismo do setor.

Leia também: De automóveis à TV: aplicativo auxilia agendamento de visitas técnicas

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o cenário é melhor. Em abril de 2016, o indicador estava em 36,8 pontos, representando uma de 16,3 pontos para o último levantamento. O índice de confiança da indústria varia de 0 a 100 pontos. Quanto fica acima de 50 pontos, revela que o setor industrial está mais confiante. Quando está abaixo da linha, demonstra falta de confiança dos empresários.

Avaliação da indústria sobre as condições atuais das empresas e da economia apresentou leve queda em abril
Foto: shutterstock
Avaliação da indústria sobre as condições atuais das empresas e da economia apresentou leve queda em abril

Leia também: Saiba o que fazer para deixar o consumidor feliz e garantir sua fidelização

Você viu?

O levantamento da CNI também tratou da avaliação sobre as condições atuais da empresa e da economia. Quando os empresários foram perguntados sobre a avaliação atual das empresas, o índice ficou em 47,0 pontos, contra 46,7 pontos de março. Já em relação à economia, o índice caiu de 45,4 pontos, em março, para 44,2 pontos, em abril. Na média entre os dois, houve queda de apenas 0,3 pontos.

Leia também: Boletim Focus projeta inflação de 4,04% para este ano, diz BC

No entanto, o indicador segue abaixo da linha dos 50 pontos, indicando percepção pessimista dos empresários sobre o atual momento dos negócios. O levantamento também apurou a confiança de diferentes setores. A indústria extrativa, por exmeplo, passou de 53,4 pontos, em março, para 54,5 pontos, em abril. A área de transformação teve queda, passando de 54,6 pontos, em março, para 53,5 pontos, em abril. Por fim, a confiança das empresas de construção passou de 52,1 pontos, em março, para 50,9 pontos, em abril.

* Com informações da Agência Brasil.