Como empresa saiu do setor de vale-refeições e chegou ao sucesso com táxis
Wappa trabalhou conceito de pivotagem, caracterizado pelo uso da base de dados do projeto inicial em um segmento em que ela possa ser mais útil
Por Brasil Econômico |
Começar um negócio é um desafio muito grande. Por isso, é difícil para o empreendedor dar o braço a torcer e reconhecer quando o sucesso não está sendo alcançado. No entanto, este reconhecimento é esencial para que ele consiga recalcular a rota e se dar bem no mundo nos negócios.
Leia também: Veja oito dicas que te ajudarão a potencializar negócios em 2017
Ao longo de sua carreira, o empreendedor deve ter feeling para identificar falhas na estratégia e reajustar o planejamento para ter sucesso . É preciso parar, olhar novamente e avaliar as variáveis fundamentais para o desenvolvimento do negócio, porém com rapidez e agilidade. A essa mudança de rota o mercado dá o nome de pivotagem.
Dentro do contexto tecnológico dos dias atuais, o termo significa, na prática, manter a base do negócio criado inicialmente, mas buscar alternativas que possibilitem resultados diferentes e mais eficientes. A pivotagem pode ser essencial para transformar uma iniciativa interessante, porém malsucedida, em um negócio de relevância. É olhar para o mercado, avaliar concorrentes e clientes, sendo capaz de detectar novas oportunidades de crescimento e coloca-las em prática.
Você viu?
Leia também: Saiba como reverter a imagem negativa após golpes pelo WhatsApp
O caso Wappa
A Wappa é uma empresa que pode servir como exemplo de sucesso da pivotagem. Ela nasceu com a proposta de oferecer a empresas o pagamento de vale-refeição de funcionários via SMS ou WAP (antigo navegador para celulares, que caiu em desuso após o surgimento dos smartphones).
Esta ideia foi recebida muito bem pelos potenciais clientes, até que surgiu um problema operacional: a tecnologia da empresa estava muito à frente da realidade do mercado. Quando este problema foi detectado, a gestão decidiu aplicar esta tecnologia em outro segmento, o de corridas de táxi corporativo.
Leia também: Pensando em empreender? Confira as dicas para ter uma marca bem-sucedida
Até então, o pagamento desse serviço era feito à base de papel e gerava um prejuízo grande às empresas, pelo simples motivo de que era muito difícil de ser gerenciado e controlado. Assim, foi criada uma plataforma que possibilita o gerenciamento desses custos de forma prática e digitalizada. Hoje, a Wappa alcançou o sucesso e se tornou líder no segmento corporativo com esse tipo de serviço.