JBS suspende produção de carnes até sábado em 33 unidades
Empresa foi uma das marcas citadas por irregularidades na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que resultou na suspensão das importações; veja
Por Brasil Econômico | (*) |
A JBS – dona das marcas Friboi, Seara e Swift, empresa investigada pela Polícia Federal na Operação Carne Fraca, suspendeu parte de sua produção até sábado (25). A decisão terá duração e três dias, tendo sido iniciada na quinta-feira (23) e está concentrada em 33 das 36 unidades produtivas da empresa. Em comunicado, a empresa informou que a partir da próxima semana todas as suas fábricas vão operar com 35% a menos de sua capacidade produtiva.
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O comunicado oficial enviado ao mercado informou que a medida é uma forma de proteção à empresa, enquanto não há definição quanto aos embargos impostos por seus clientes. “Essas medidas visam a ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego de seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil”. Na quarta-feira, 22, a suspensão já havia sido comunicado para as unidades da JBS em Mato Grosso.
Após a deflagração da Operação Carne Fraca, a União Europeia e outros 14 países anunciaram embargos à importação de carne do Brasil. Alguns embargos suspendem temporariamente a importação dos insumos citados na investigação. A Seara, uma das marcas da JBS, teve a unidade de Lapa, no Paraná, citada no esquema, devido a supostas irregularidades na Certificação Sanitária.
Você viu?
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o embarque das carnes brasileiras, que tinha uma média diária de US$ 63 milhões, caiu para US$ 74 mil na última terça-feira (21) após toda a repercussão da Operação Carne Fraca.
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Comercial
Em uma tentativa de melhorar a imagem da empresa após toda repercussão negativa da Operação Carne Fraca, a empresa lançou um comercial em rede nacional reafirmando sua proposta de levar qualidade a mesa dos brasileiros. Porém, ao usar imagens de comerciais antigos, a empresa não se atentou a imagem de uma das carnes, que por ser datada de 2013, mostrou um produto que neste momento estaria vencido.
Em uma nota oficial, a JBS ressaltou que “o filme foi produzido a partir de imagens de arquivo. Com isso, a campanha prevê novas versões e atualizações que devem ser veiculadas ao longo dos próximos dias reforçando o compromisso da Companhia com alta qualidade e segurança alimentar em todos os produtos de suas marcas".
* Com informações da Agência Brasil
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