Tamanho do texto

De acordo com consultor de carreira, por mais que pareça difícil, obrigações estão em nosso dia a dia e precisamos nos manter motivados

Motivação: para especialista, trabalhador deve encarar trabalho como caminho para conquistar o que você deseja
iStock
Motivação: para especialista, trabalhador deve encarar trabalho como caminho para conquistar o que você deseja

Manter a motivação no trabalho é uma tarefa difícil para muitos trabalhadores. Estar de acordo com metas e o ambiente profissional pode ser desgastante e faz com que muitos funcionários se tornem menos produtivos com o passar do tempo. Para evitar estes problemas e conseguir mais motivação no dia a dia, é possível estratégias simples que podem fazer muita diferença.

Leia também: Empreendedorismo: 12 passos difíceis, mas necessários para alcançar o sucesso

Segundo o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, ter um certo desânimo em determinados momentos é comum. No entanto, por mais que pareça difícil, as obrigações estão em nosso dia a dia e precisamos estar sempre motivados para cumprir nossos afazeres. Confira três dicas do consultor para encontrar motivação e realizar o trabalho da melhor forma possível.

1. Tenha um propósito

O trabalho deve ser encarado como um caminho importante para conquistar o que você deseja. Segundo Dias, ter um propósito, ainda que pequeno, é a motivação necessária para te tirar da cama no começo da semana. "Não há como ter resistência se você encara aquela tarefa como um passo para atingir seus objetivos", explica. Definido o seu propósito de vida, há muito mais chances de você levantar na segunda-feira com o mesmo pique do fim de semana.

Leia também: Especialista dá dicas de liderança para manter equipe engajada e motivada

2. Aposte na visualização

Após definir seu propósito, lembre-se dele a todo momento. Uma dica importante é usar artifícios visuais para isso. "Colocar post-its ou notas no celular com seus objetivos do ano te impulsionam durante os dias de preguiça", sugere o consultor. Outra alternativa é criar um compromisso público, ou seja, manifeste a seus amigos e familiares as coisas que você quer realizar. Dessa maneira, as pessoas irão lhe cobrar e você se sentirá mais motivado a trabalhar para concluir seus desejos.

Leia também: Veja como se tornar um bom líder e engajar a equipe de colaboradores

3. Tenha pensamentos afirmativos

Um exercício importante é a afirmação. "É o que você diz para si mesmo naquele momento de preguiça", explica Dias. Além de pensar em pessoas que te inspiram e em frases motivacionais, pense sempre em pequenos objetivos que você deseja cumprir ao longo do ano. Para realizar aquela viagem de férias incrível, você precisa levantar da cama e se esforçar na semana de trabalho. Segundo o consultor, fechar os olhos e se imaginar em um lugar que te faz bem pode ser uma ajuda extra para ter mais motivação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas