Chamadas entre telefones fixos e móveis ficarão mais baratas

Decisão da Anatel de redução das tarifas foi publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União. Consumidor será beneficiado com a queda

A partir da próxima semana as tarifas de ligações de telefones fixos para móveis serão reduzidas em todo o País. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

LEIA MAIS: Apenas banda larga fixa obteve crescimento de assinaturas no País, aponta Anatel

Ligações de telefone fixo para celular vão ficar mais em conta
Foto: shutterstock
Ligações de telefone fixo para celular vão ficar mais em conta


Os valores das ligações locais de fixo-móvel terão redução de 16,49% a 19,25%. Já as ligações interurbanas terão queda entre 7,05% a 12,01%, informou a Anatel. A perspectiva é que as tarifas continuem a cair ano a ano até 2019, conforme decisão tomada pela autarquia em 2014. 

Em nota a autarquia informou ainda que a resolução, que obriga a redução dos preços nas ligações, faz parte das medidas adotadas para verificar o “modelo de custo”, o que torna possível identificar o real custo das empresas de telefonia fixa e móvel e medir o quanto é investido em equipamento para atender a demanda.

Você viu?

“Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do País devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores. As tarifas de interconexão foram usadas para subsidiar a instalação de redes”, informou a autarquia em nota.

LEIA MAIS: TV digital: 86% dos domicílios de São Paulo estão preparados para transição

Em janeiro a Anatel autorizou as empresas do setor em reajustar as tarifas das ligações entre fixo e celular em 1,33%, reajuste esse válido apenas para as linhas do plano básico da telefonia fixa em chamadas locais ou de longa distância nacional. Na data a Anatel informou que as operadoras não tinham reajuste desde 2015, por isso foi autorizado à alta.

Linhas ativas

O ano de 2016 fechou com 244.066.759 de linhas móveis em operação, uma queda de 5,33%, em comparação com 2015, e redução de 13.747.515 de linhas. Em comparação com o mês anterior, o mês de dezembro de 2016 registrou um decréscimo de 4.381.305 de linhas, o que representa uma queda de 1,76%.

Já telefonia fixa, com 41,8 milhões de acessos em dezembro de 2016, manteve a tendência de queda registrada nos anos anteriores. As empresas tiveram uma diminuição de 6%, redução de 1.148.680 de telefones fixos para ligações no País em 2016.  As concessionárias sofreram redução de 3%, ou seja, menos 696,6 mil telefones fixos.  

LEIA MAIS: Consumidores criticam possibilidade de limitação da internet fixa