Saiba como checar se uma empresa está preparada para se tornar uma franquia

Segundo especialista, modelo estimula o crescimento organizacional e está baseado em relacionamento de colaboração entre empresas independentes

Estratégias que permitam responder às mudanças internas e externas são cada vez mais buscadas por empresas. Para ultrapassar concorrentes e obter retorno do capital, é necessário criar planos consistentes com objetivos bem definidos e que possam ser agressivos e maduros os suficiente para identificar oportunidades de negócio antecipadamente. Entre as estratégias mais utilizadas está a adoção do modelo de franquia.

LEIA MAIS: Receita do setor de franquias tem crescimento de 8,3% no Brasil em 2016

Segundo Elaine Bezerra, diretora da Troow Gestão & Franchise, rede de consultoria para empresas, a franquia é um modelo de negócio que estimula o crescimento organizacional. "Pode ser entendida como um sistema de distribuição de produtos, serviços e/ou tecnologias, com base em um relacionamento de colaboração entre empresas jurídica e financeiramente distintas e independentes", explica. "Isso, pois, o franqueador e suas franquias são individualizados e conseguem obter crescimento com custos baixos de operação e expansão".

De acordo com Elaine Bezerra, empresário que deseja tornar negócio uma franquia precisa fazer estudo prévio
Foto: Divulgação
De acordo com Elaine Bezerra, empresário que deseja tornar negócio uma franquia precisa fazer estudo prévio

LEIA MAIS: Entenda por que as empresas devem ficar atentas ao direito à desconexão

A grande questão, segundo ela, é que, quando um empresário decide levar sua empresa para este modelo, é preciso ter em mente a necessidade de realizar um estudo prévio de maneira estratégica. Elain recomenda a atenção com cinco passos principais, capazes de demonstrar se a marca é forte o suficiente para ser replibcada em outras unidades.

As barreiras de entrada

Estas são nada mais que um cojunto de reações que o empreendedor pode esperar ao ingressar em um novo negócio. Segundo Elaine, "é fundamental que o negócio esteja vinculado aos fatores de entrada no mercado e que sejam capazes de superar as principais barreiras". Entre elas, estão:

Você viu?

  • Financeiras : considerada uma das mais críticas, pois os custos de investimento e operação iniciais são elevados. É necessário ter uma estrutura financeira para arcar com o projeto, além de ser capaz de, com o futuro lucro ou prejuízo, se decidir por investir ou não no projeto.
  • Técnicas : fator fundamental para desenvolver o negócio, já que os itens produzidos exigem elevado conhecimento e muitas vezes a aplicação de tecnologias, padronização e aprimoramento contínuo;
  • Legais : para atingir seus objetivos, é necessário que o empreendimento esteja alinhado aos aspectos legais brasileiros e possa ser aprovado pela fiscalização governamental.

Antes de tomar qualquer decisão, é crucial conhecer esses fatores e saber como responder a cada um eles. A expansão por meio de franquias pode ser interessantes, mas é importante lembrar que esses mercados não são, definitivamente, feitos para amadores ou empreendedores aventureiros.

Atratividade do produto

Elaine lembra que é inquestionável o fato de que o produto precisa ter a demanda do mercado, um diferencial competitivo dentro de seu mercado de atuação, atenda às necessidades de seu público-alvo com qualidade, possua um preço adequado, além da devida proteção aos serviços oferecidos.

Comunicação satisfatória

Todo o processo de comunicação dentro do negócio só é satisfatório se atender a alguns requisitos, como ter um objetivo bem estabelecido, saber o que deseja comunicar, entender a relevância da informação transmitida, utilizar técnicas e métodos para tornar a comunicação mais eficaz e avaliar o impacto de uma determinada mensagem para o público.

LEIA MAIS: Conheça sete características que todo líder de empresa precisa desenvolver

A executiva afirma que uma estratégia de comunicação adequada entre os membros da organização permite criar boas práticas que serão importantes em um futuro relacionamento franqueador e franqueado. Desta forma, é possível manter a atenção em resultados e soluções operacionais que ajudem a aprimorar a rede.

Uma marca forte

A marca deve ter a capacidade de distinguir um produto ou serviço de outros com características iguais ou similares, além de passar ao consumidor sinais importantes, como segmentação no mercado, garantia de qualidade e indicador de origem, por exemplo. Características como estas permitem agregar valor à empresa, dando a ela ferramentas de competitividade, incrementando o valor de seus ativos e facilitando as transações comerciais.

Conhecimento dos Riscos

Os riscos inerentes da operação estão relacionados à rentabilidade, ao sistema de contratos, relacionado à maneira como a marca é utilizada, e aos estudos prévios, isto é, uma pesquisa aprofundada sobre o fluxo de caixa e dos comprometimentos das partes envolvidas com a marca. A realização de uma pesquisa permite chegar a uma decisão definitiva sobre a possibilidade de expandir uma empresa pelo modelo de franquia.