Saiba o que fazer para aumentar a receita da sua empresa durante a crise
A otimização do trabalho e a manutenção de um bom relacionamento com a base de clientes são medidas essenciais para crescer em tempos de crise
Por Brasil Econômico |
Devido ao momento ruim para a economia brasileira, é comum que as pessoas que administram uma empresa tenham receio ao fazer investimentos. Por conta desta cautela, muitos deles não conseguem aumentar a receita de seus negócios.
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Apesar de ser compreensível, este receio pode ser deixado de lado, desde que o empreendedor tenha cautela. Confira algumas dicas que você pode seguir para alavancar os resultados de sua empresa mesmo em meio à estagnação da economia nacional:
1) Tenha uma equipe de confiança
Trabalhar com funcionários com os quais você sabe que pode contar é essencial para melhorar os resultados em tempos de crise. Ter colaboradores produtivos e criativos vai ajudar muito na missão de aumentar a receita da companhia.
2) Otimize o trabalho
O empreendedor que deseja melhorar os resultados de sua companhia deve sempre ter em mente as suas prioridades. É melhor enxugar custos a qualquer preço ou investir em melhorias no processo de vendas? “Talvez o mais importante seja ajustar os processos internos, melhorar as parcerias com fornecedores, investir na busca de novos clientes”, afirma Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias.
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3) Reduza os custos variáveis
Você pode mover as lideranças para reduzir os custos variáveis, sem causar qualquer tipo de pânico em sua equipe. Entre eles estão os gastos com materiais de escritório e energia elétrica, por exemplo.
4) Renegocie com fornecedores
Nos momentos de maior dificuldade para a economia nacional, é preciso descobrir se a sua base de fornecedores realmente trabalha em parceria com você. Tente melhorar as negociações relativas aos preços e prazos estipulados para os pagamentos. Ao conseguir um preço melhor em alguma mercadoria ou insumo, você pode diminuir o preço final para o consumidor e investir na venda casada. Também existe a possibilidade de manter o preço e obter uma margem maior.
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5) Invista em relacionamento
Ter um bom relacionamento com a base de clientes deve sempre ser visto como algo prioritário, pois são eles que compram e tornam a empresa lucrativa. Apesar disso, num momento de estagnação da economia, a concorrência pode abrir mão de alguma margem de lucro para vender mais. Mostre para a equipe comercial que a fidelização de clientes é uma necessidade imediata.