Consumidor acha que sigilo de dados é responsabilidade das empresas, diz estudo

Pesquisa da Gemalto apontou que mais de 4,8 bilhões de dados foram expostos inadequadamente desde 2013 em grande parte do mundo

Segundo estudo divulgado nesta terça-feira (17) pela Gelmato, especializada em segurança digital, aponta que o consumidor acredita ser obrigação das empresas proteger seus dados durante uma compra ou transação bancária, por exemplo. Cerca de 70% dos participantes da pesquisa afirmam não serem os responsáveis pelo sigilo de seus dados na internet. 

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O consumidor deve ficar atento ao roubo de identidade, esta é a violação que mais tem queixa
Foto: iStock
O consumidor deve ficar atento ao roubo de identidade, esta é a violação que mais tem queixa


Em contrapartida, 56% dos consumidores temem serem vítimas de violação de dados online. E a preocupação é justificável, uma vez que existe o registro de mais de 4,8 bilhões de dados expostos inadequadamente desde 2013, quando a pesquisa passou a ser aplicada. A principal queixa do   consumidor é o roubo de identidade, que corresponde a 64% das violações.

Contradição

A pesquisa aponta ainda que 80% de seus entrevistados utilizam as redes sociais, mesmo com 59%  deles tendo a percepção que esses sites representam algum risco. Outro dado apurado foi que 87% utilizam serviços bancários online ou móveis, apesar de 34% dos participantes afirmar que essas plataformas os deixam vulneráveis a crimes cibernéticos.

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Mesmo vivendo na era da informação e as pessoas estarem cientes dos perigos de deixar os dados à mostra, apenas um em cada 10 consumidores acredita que não existe sites e/ou aplicativos que representam riscos. E isso reflete na falta de cuidado, que traz resultados catastróficos, como o índice apurado desde 2013.

Medo

Se o dado acima é inquietante, saiba que a maioria, 66% dos consumidores, não efetuaria negócios com uma organização envolvida em uma eventual perda ou violação de seus dados.

Segundo a Gelmato, é a falta de métodos de segurança que impulsionam a desconfiança do consumidor. Senha ainda é a técnica mais utilizada para proteger o cliente e 84% dos serviços bancários online a utilizam. A mesma tática é utilizada em 82% dos serviços bancários móveis.

Aos olhos de Jason Hart, diretor de tecnologia e proteção de dados da Gemalto, os consumidores estão preparados para correr riscos, e optaram por isso. Por outro lado, se um incidente acontece, a culpa cai imediatamente sobre a empresa.  

 Cerca de 9 mil pessoas participaram do estudo, consumidores estes da Austrália, Benelux, França, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

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