Dois em cada três jovens brasileiros querem se tornar empreendedores, diz Firjan
Principais motivações dos entrevistados são a realização de um sonho, a qualidade de vida e a possibilidade de altos ganhos ao se tornar chefe
Por Brasil Econômico | * |
A ideia de se tornar empreendedor nos próximos anos está cada vez mais presente entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira (10) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois em cada três pessoas na faixa etária dos 25 a 35 anos. Os dados foram utilizados para produzir o estudo Jovens Empresários Empreendedores.
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As principais motivações dos futuros empreendedores são a realização de um sonho (76,4%), qualidade de vida (75,6%), altos ganhos financeiros (70%), mercado promissor (66,1%) e não ter chefe (64,5%). O levantamento traçou o perfil a partir de 5.861 entrevistas com homens e mulheres de nove cidades do mundo, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. Os participantes da pesquisa são das classes A, B ou C, possuem ensino superior completo ou em andamento.
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Para o gerente de Pesquisa e Estatística da Firjan, Cesar Kayat Bedran, a diferença chama atenção. " A gente categorizou esses jovens empreendedores brasileiros como uma geração híbrida. Isso porque eles têm a criatividade do empreendedor e a inquietude do jovem, mas carregam um senso de responsabilidade de gerações anteriores, de pais e avós", explica. "Eles têm uma preocupação mais considerável com questões socioambientais do que em outros países que, em alguns casos, são mais individualistas, mais preocupados em ganhar dinheiro", explicou.
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Empreender por escolha
No Brasil, 82% dos jovens empresários já passaram por um primeiro emprego formal antes de empreender. "Não é uma opção para desempregados. Eles escolhem empreender", destaca Bedran. O dado se contrasta com outras cidades, como Bombain, onde a maior parte dos jovens (67%) somente estudava antes de abrir o próprio negócio. A jornada dupla, ou seja, o empreendedor que também tem uma ocupação formal, está presente com mais intensidade em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Berlim.
Quando a lucratividade do negócio é levada em consideração, quase metade (40%) dos jovens empresários brasileiros tem pouco ou nenhum lucro. Em Berlim, por exemplo, cerca de 55% dos negócios são lucrativos.
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A pesquisa também destacou a preocupação com o endividamento no momento de abrir uma empresa. No Brasil, somente 18% dos jovens empreendedores recorrem a financiamento; cerca de 60% deles afirma que já tinha o dinheiro para investir. De acordo com os entrevistados, juros altos e burocracia foram os motivos alegados para não se endividar. Os brasileiros também foram os que mais citaram o cenário econômico e político como um limitador da atividade (67,3%).
* Com informações da Agência Brasil.