Tamanho do texto

Não basta comprar qualquer franquia e deixar tudo na mão dos funcionários; saiba o que você precisa fazer para que sua empresa tenha bons resultados

Brasil Econômico

Oferecer um bom atendimento  é indispensável para o investidor que pensa em ter uma franquia de sucesso
Shutterstock
Oferecer um bom atendimento é indispensável para o investidor que pensa em ter uma franquia de sucesso

Grande parte das pessoas que desejam investir em um negócio próprio têm curiosidade para saber como nasce uma franquia de sucesso. Este desejo dos potenciais investidores é motivado pela força das franquias, que se apresentam como uma excelente opção.

+ Startups: veja o que será tendência no setor em 2017

No entanto, apesar da facilidade que uma marca já consolidada no mercado pode entregar aos processos de abertura e estabilização, é importante ficar atento a alguns pontos. Conheça algumas estratégias para evitar qualquer tipo de problema e abrir uma franquia de sucesso :

1) Cuidado com as franquias sazonais

É muito importe ficar atento às franquias que perdem muita força em determinadas épocas do ano. No caso das sorveterias, por exemplo, o período de inverno pode derrubar as vendas de maneiras muito significativas, fazendo com que o negócio fique insustentável.

A solução é procurar sempre por franquias que sejam capazes de diversificar os produtos e reduzir as perdas nos períodos desfavoráveis. Mantendo o exemplo da sorveteria, seria ideal trabalhar com uma empresa que oferecesse produtos como bolos ou petit gateau, que possuem maior apelo no inverno.

2) Tenha objetivos claros

Comprar uma franquia por impulso costuma não ser uma decisão acertada. Não invista simplesmente porque surgiu a oportunidade de um bom ponto comercial, por exemplo. É importante que você saiba o que quer, faça uma avaliação criteriosa de todos os pontos negativos e positivos da franquia e do setor de atuação. 

+ Conheça dez franquias baratas para investir na área de serviços

É indispensável avaliar também o cenário econômico antes de fazer qualquer investimento, pois isso vai permitir que o investidor tenha clareza de todas as possibilidades que o negócio pode lhe oferecer.

3) Bom atendimento

Quando o investidor compra uma franquia, é importante que ele tenha em mente que muitos consumidores já conhecem a marca e seus respectivos produtos. Por isso, não é possível apostar somente no fator novidade para alavancar os resultados. 

Esta condição faz com que a importância de um bom atendimento seja ainda maior. Afinal, caso o cliente não seja bem atendido, ele pode simplesmente procurar por outra unidade em uma eventual compra futura. 

4) Participe da empresa

Um empreendedor de sucesso precisa participar de seu negócio. É importante que essa participação aconteça desde os processos de abertura da unidade até o dia a dia da empresa após a inauguração. 

+ Entenda como microfranquias podem ajudar a tirar o Brasil da crise

Para que seja possível ter uma franquia de sucesso, os colaboradores precisam enxergar um líder no dono da unidade. Saiba tudo que acontece na empresa e seja um participante ativo na operação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.