Brasil Econômico

A proposta do Governo Federal para a reforma da Previdência  prevê que homens e mulheres irão se aposentar com a mesma idade. O projeto foi encaminhado para o Congresso Nacional na última seguda-feira (5).Um levantamento feito em 2014 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que homens e mulheres se aposentam com a mesma idade em mais da metade de uma lista de 51 países.

+ Idade mínima para a previdência é necessária para "fechar a conta", afirma Temer

Os dados mostram que 60% das nações analisadas concedem aposentadoria para ambos os sexos com o mesmo tempo de vida, entre pessoas que começaram a trabalhar aos 20 anos. Entre os países que apresentam as mesmas condições para homens e mulheres pedirem a aposentadoria, estão Alemanha, Islândia e Noruega. Nestes locais, a idade mínima para se aposentar é 67 anos. Em seguida, estão Estados Unidos, Portugal e Irlanda, com 66 anos.

undefined
iG São Paulo
Dados são usados como parâmetros para definir fator previdenciário no cálculo de aposentadoria da Previdência Social

+ Governo nega possibilidade de baixar idade mínima para a aposentaria

Segundo índices divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer no Brasil alcançou 75 anos, 5 meses e 26 dias em 2015. O resultado representa um aumento de 3 meses e 14 dias em relação ao ano anterior. Em relação às mulheres, a esperança de vida chega a 78 anos e 1 mês, sete anos a mais do que os homens, que se aposentam cinco anos depois pelas regras atuais da Previdência Social.

Os dados são usados como um dos parâmetros para definir o fator previdênciário no cálculo de aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. O objetivo do governo é estabelecer a idade mínima de 65 anos a aposentadoria. As regras valeriam integralmente para pessoas com menos de 50 anos. Os profissionais acima desta idade seriam incluídos em medidas de transição. Além disso, o tempo mínimo de contribuição passaria de 15 anos para 25 anos.

+ Em crise financeira, governo do Rio prevê déficit de R$ 17 bilhões em 2017

Expectativa de vida

Apesar da proposta de se aproximar de outros países na idade mínima para a aposentadoria, o País ainda está longe quando a expectativa de vida é levada em consideração. Na Alemanha, Islândia e Noruega, países com a idade mais alta para se aposentar, a expectativa é, no mínimo, seis anos superior ao registrado pelo Brasil. Na Islândia, a expectativa de vida é de 82,7 anos, segundo dados Organização Mundial da Saúde.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários