Tamanho do texto

Alemanha, Islândia e Noruega apresentam as mesmas condições para homens e mulheres; diferença, porém, é a expectativa de vida nestes países

A proposta do Governo Federal para a reforma da Previdência  prevê que homens e mulheres irão se aposentar com a mesma idade. O projeto foi encaminhado para o Congresso Nacional na última seguda-feira (5).Um levantamento feito em 2014 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que homens e mulheres se aposentam com a mesma idade em mais da metade de uma lista de 51 países.

+ Idade mínima para a previdência é necessária para "fechar a conta", afirma Temer

Os dados mostram que 60% das nações analisadas concedem aposentadoria para ambos os sexos com o mesmo tempo de vida, entre pessoas que começaram a trabalhar aos 20 anos. Entre os países que apresentam as mesmas condições para homens e mulheres pedirem a aposentadoria, estão Alemanha, Islândia e Noruega. Nestes locais, a idade mínima para se aposentar é 67 anos. Em seguida, estão Estados Unidos, Portugal e Irlanda, com 66 anos.

Dados são usados como parâmetros para definir fator previdenciário no cálculo de aposentadoria da Previdência Social
iG São Paulo
Dados são usados como parâmetros para definir fator previdenciário no cálculo de aposentadoria da Previdência Social

+ Governo nega possibilidade de baixar idade mínima para a aposentaria

Segundo índices divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer no Brasil alcançou 75 anos, 5 meses e 26 dias em 2015. O resultado representa um aumento de 3 meses e 14 dias em relação ao ano anterior. Em relação às mulheres, a esperança de vida chega a 78 anos e 1 mês, sete anos a mais do que os homens, que se aposentam cinco anos depois pelas regras atuais da Previdência Social.

Os dados são usados como um dos parâmetros para definir o fator previdênciário no cálculo de aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. O objetivo do governo é estabelecer a idade mínima de 65 anos a aposentadoria. As regras valeriam integralmente para pessoas com menos de 50 anos. Os profissionais acima desta idade seriam incluídos em medidas de transição. Além disso, o tempo mínimo de contribuição passaria de 15 anos para 25 anos.

+ Em crise financeira, governo do Rio prevê déficit de R$ 17 bilhões em 2017

Expectativa de vida

Apesar da proposta de se aproximar de outros países na idade mínima para a aposentadoria, o País ainda está longe quando a expectativa de vida é levada em consideração. Na Alemanha, Islândia e Noruega, países com a idade mais alta para se aposentar, a expectativa é, no mínimo, seis anos superior ao registrado pelo Brasil. Na Islândia, a expectativa de vida é de 82,7 anos, segundo dados Organização Mundial da Saúde.


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.