Aposentadoria: especialista ensina como se aposentar sem depender do INSS
A reforma propõe mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para se aposentar. As mudanças geram questionamentos e especialista explica que investir é a garantia de um futuro melhor
Com a possibilidade da aprovação da reforma da Previdência Social, em que a idade mínima para aposentadoria será maior, é importante que o brasileiro se preocupe com outras formas de ter uma velhice mais confortável financeiramente. A reforma propõe mínimo de 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para se aposentar.
+ Idade mínima para aposentadoria deve subir para 67 anos até 2060
Na opinião do educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, é importante que a população trace um planejamento para poupar dinheiro para no futuro, conseguir manter o padrão econômico sem depender do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na hora da aposentadoria .
O especialista em finanças pessoais ressaltou ainda que, apesar de muito importante, a renda advinda da Previdência Social não garante, por si só, tranquilidade aos brasileiros. O que confirma essa constatação do especialista é a pesquisa feita pelo SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que dentre os aposentados que continuam trabalhando, 46,9% o faz por necessidade e alega que a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais.
+ Número de trabalhadores imigrantes cresce 131% no Brasil entre 2010 a 2015
Para o especialista não é necessário desespero e sim planejamento. Desta forma ele listou algumas iniciativas que o brasileiro deve tomar a partir de agora, para garantir uma aposentadoria tranquila.
Planeje
Defina com quantos anos você deseja se aposentar e qual o padrão de vida busca ter neste momento. Com isso estipule um número mensal. Considere as despesas, as atividades e os sonhos que deseja conquistar no período para definir esse valor.
Invista
Entenda que você precisa acumular um capital que renda o dobro do que deseja ter mensalmente. Por exemplo: caso deseje obter dessa aposentadoria privada R$ 2 mil por mês, seus investimentos precisarão render R$ 4 mil por mês. Assim, você saca metade e deixa a outra metade rendendo, para que o dinheiro se recapitalize e se preserve. Na planilha é possível fazer o cálculo e facilitar o entendimento sobre a importância do investimento.
Poupe sempre
Comece a poupar todos os meses para atingir essa meta conforme o planejamento. Quanto mais cedo começar, melhor, pois poderá escolher uma estratégia entre ou poupar um valor menor mensalmente ou poupar um valor maior, ser mais agressivo e adiantar a conquista da independência financeira;
Reveja as finanças
Caso tenha dificuldades em poupar, na orientação é que seja feito um diagnóstico financeiro por 30 dias, anotando todas as despesas, separando por categorias como alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc. Assim reconhecerá o seu comportamento financeiro e saberá quais hábitos pode mudar para diminuir ou eliminar despesas e conseguir poupar para a aposentadoria. O sonho da independência financeira é algo que irá te mover e te motivar, mas além dele você pode estabelecer outros, de curto e médio prazo, e fazer poupanças diferentes;
Saiba onde investir
Invista o valor poupado em fundos adequados para sonhos de longo prazo, como Previdência Privada e Títulos do Tesouro Direto. Como essa é uma reserva muito importante, fruto de anos de trabalho, caso queira diversificar em investir em ações, é aconselhável destinar apenas cerca de 10% para essa modalidade, considerando o alto risco da aplicação. Lembre-se, agora é a hora de se preocupar com a aposentadoria.
+ É possível viajar na alta temporada sem gastar muito; especialista explica como