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A linha tênue entre o mundo real e o virtual acende um sinal de alerta aos profissionais. Especialista afirma não ser possível ser uma pessoa online e outra offline

Especialista afirma não ser possível ser uma pessoa no ambiente virtual e outro na vida real
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Especialista afirma não ser possível ser uma pessoa no ambiente virtual e outro na vida real

Qual a relação das redes sociais com o mundo corporativo? Muitos devem fazer essa perguntar e achar que Facebook, Twitter, Whatsapp, Instagram e afins são locais para expressar opiniões e fotos pessoais. Mas, atualmente, as empresas têm se preocupado com a conduta de seus funcionários e a reputação digital é fator determinante em processos seletivos. 

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Pode parecer estranho pensar que a sua vida pessoal e suas opiniões reflitam diretamente em seu profissionalismo, mas segundo a especialista em Social Business da DMS da Digital Marketing Solutions, Denise Maia, é impossível criar uma personalidade para o meio social e outra para o meio profissional.  Muitos costumam ser uma pessoa no Facebook, por considerar o canal mais descolado e outra no Linkedin, que é uma plataforma de cunho profissional, mas na opinião da especialista a postura em uma rede social reflete diretamente na outra e cria uma reputação digital . “Embora sejam plataformas com objetivos distintos, a pessoa não pode publicar algo no Facebook e apresentar uma postura oposta quando atua no Linkedin”.

Mundo virutal e mundo real

Outro ponto levantado pela especialista em mídias sociais é que o que se faz no mundo virtual, sendo ele positivo ou não, é levado para a vida real.  "Suas ações on-line refletirão nitidamente de forma positiva ou negativa no mundo "off-line", dependendo apenas de como você se comportará. Essas ferramentas são extensões da sua personalidade, das suas responsabilidades, dos seus princípios, e por isso, servem como um poderoso filtro para escolha no mundo real", completa Denise.

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A especialista ressaltou ainda que, preservar uma marca pessoal e filtrar uma boa rede de contatos é extremamente valioso, explica ela. Qual o conceito que as pessoas têm de você e o que diz seu cartão de visitas nas redes sociais são as duas perguntas que devem ser feitas para começar a trabalha-la. "Transparência, construção de repertório e bom senso formam o tripé essencial para ser relevante nas redes sociais e construir uma reputação positiva. O resultado dessa visibilidade favorável vai aparecer em propostas de trabalho e network qualificado".

A especialista destaca algumas dicas pontuais sobre o que se deve e o que não se deve fazer para fortalecer a reputação digital no meio profissional:

Faça sem medo

- Ter um perfil no Linkedin atualizado: mostre quem é a empresa, o que representa e o que faz, divulgando informações relevantes sobre a empresa dentro do perfil (site, portfolio, depoimentos de clientes, etc);

​- Seja embaixador da sua marca - Acompanhar as publicações de sua empresa e parceiros de negócios e compartilhar este conteúdo com suas conexões.;

​– Compartilhe conteúdo semelhante: Siga a página da empresa nas redes sociais e compartilhar as publicações com sua rede de contatos;

 ​– Encontre conteúdo relevante sobre o mercado em que sua empresa atua para ficar informado e compartilhe com suas  conexões;

​ – Procure interagir com os profissionais da área de marketing da empresa, buscando qual seriam as mídias importantes onde ela está presente e se interessando pela estratégia.


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Pond5
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Evite sempre

 - Curtir, comentar e compartilhar informações irrelevantes ou inadequadas;

- Incluir informações no perfil que não condizem com a realidade. Exemplo, um supervisor que se diz gerente;

 - Deixar de informar resultados obtidos, prêmios ou reconhecimentos;

- Fazer comentários inadequados esquecendo-se que aquele comentário está público pode criar uma má reputação digital. 

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