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Rafael Neddermeyer/fotos públicas
Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 1,16 no ano

Agência Brasil

Balanço divulgado nesta quarta-feira (30) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou que as vendas nos supermercados brasileiros tiveram crescimento de 1,16% no acumulado do ano – de janeiro a outubro. O resultado, segundo a entidade setorial já foi deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

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No mês passado (outubro) as vendas nos supermercados tiveram alta de 4,78% na comparação com o mês anterior, setembro. Na comparação anual, o setor supermercadista teve incremente em vendas na ordem de 0,71%. Para o vice-presidente da Abras, João Sanzovo, as primeiras medidas adotadas pelo governo federal são responsáveis pela melhora no desempenho do setor.

Estabilidade

 “Existe uma estabilidade nas vendas e também, no fim do ano, a perspectiva é de que continue estável. Não são números bons, mas também não vão piorar”, avaliou Sanzovo. Com isso, a previsão é de estabilidade na comercialização do setor em 2017.

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Ainda na opinião do vice-presidente da entidade supermercadista, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que cria tetos para gastos públicos,  será positiva ao setor. “Vai influenciar na confiança dos empresários em relação aos investimentos, é um horizonte que vai nos dar uma garantia”, disse João Sanzovo.

Cesta básica

Outro indicador divulgado pela entidade foi o índice Abrasmercado, que calcula o custo da cesta básica. Em outubro, o índice teve alta de 0,18%, passando de R$ 483,80 para R$ 484,67. Já no acumulado deste ano, a cesta apresentou alta de 16,02% no País.

Segundo o gerente de pesquisas, Marco Aurélio de Lima, o aumento no preço da proteína (carne), foi o responsável pelo maior impacto no bolso dos consumidores brasileiros, alta nos preços de 5,72%.  O leite, por sua vez, que apresentou altas importantes nos últimos meses no País, teve queda de 11,05% em outubro. “O leite tende a estabilizar, não vai mais cair”, prevê o especialista.

Lima afirmou ainda que a crise econômica no Brasil fez com que os consumidores pensassem mais antes de fazer suas compras nos supermercados e mencionou a antecipação de compras na Black Friday, para aproveitar os descontos. “Na Black Friday, (os consumidores) anteciparam as compras para o Natal, estão mais racionais na hora da compra”, concluiu ele.

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