Petshops, ingressos, alimentos; veja as ações das redes para a Black Friday
Expectativa é que o setor de comércio e serviços faturem R$ 2 bilhões na data. Entidades e pesquisas apontam que a data tem sido usada pelo consumidor para antecipar as compras de Natal
Com a expectativa de tentar salvar o faturamento de 2016, empresas de comércio e serviços têm apostado pesado na Black Friday. O dia promocional, que começa nesta sexta-feira (25) a partir das 0h0, tem estimativa de movimentar 2 bilhões e a estratégia adotada pelas empresas tem sido antecipar, às vezes, em até uma semana, o dia de descontos.
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Mesmo com o montante significativo, esse é um dos menores resultados da Black Friday , que já tem status de segunda melhor data ao comércio, perdendo apenas para o Natal. A Casas Bahia e o PontoFrio, ambas as redes de varejo pertencentes ao Grupo Pão de Açúcar (GPA) e administradas pela Via Varejo, anunciaram que a partir das 18h desta quinta-feira (24) já estarão com promoções para data.
O GPA informou por meio de nota que a iniciativa contempla as operações virtuais das duas redes e mais de 950 lojas de todo Brasil em todo o Brasil. Na sexta-feira (25) as lojas estarão abertas a partir das 7h, com exceção das unidades localizadas em shoppings centers.
Além da antecipação, a Via Varejo aposta na integração das lojas físicas e online para garantir a entrega dos produtos até 60% mais rápido que nas edições anteriores. “Estamos otimista e confiante para a Black Friday de 2016. A Via Varejo vem negociando com os fornecedores e se preparando internamente para a data desde o final do ano passado, trazendo estoques adequados, equipes de vendas treinadas e ofertas mais agressivas do que em 2015”, afirmou em nota o Diretor Comercial da Via Varejo, Luiz Henrique Vendramini.
Quem também vai abrir as portas mais cedo para atender o consumidor é o Walmart. Todas as lojas da rede abrem ás 6h da manhã, com exceção das operações localizadas em shoppings centers. O Magazine Luiza e a varejista Ricardo Eletro tambérm vão expandir o horário de atendimento. Na Ricardo Eletro serão cerca de 1 mil lojas mobilizadas durante a Black Friday que devem abrir a partir das 6h e as promoções vão durar por todo o final de semana.
As Lojas Americanas, principal loja de departamento do Brasil, também tem estratégias de antecipação de vendas. Com o nome "Red Friday", versão própria para a Black Friday, a empresa abrirá diversas lojas a partir das 0h dessa sexta-feira (25). As lojas do Shopping de Campinas, de Campos do Jordão, de Caraguatatuba, Guarujá e Itanhaém, ambas no Estado de São Paulo, vão passar quase 24 horas abertas ao consumidor.
Serviços financeiros
Para quem achou que só o setor de comércio e de serviços apostaria na data, se enganou. A Caixa Econômica Federal informou que os interessados em contratação de crédito, aquisição e utilização de cartão de crédito da rede terão taxas de juros mais baixas nesta sexta-feira (25). Os clientes do banco que estiverem com contas atrasadas, a Caixa oferecerá benefícios na renegociação das dívidas.
Quem também aderiu ao dia de descontos foi o Banco do Brasil. No site temporário bb.com.br/blackfriday, que reúne todas as promoções da instituição vinculadas à Black Friday. O BB informou que no canal, os clientes que comprarem com Ourocard terão redução das taxas de juros para financiamento de veículos; descontos entre 11% e 40% na contratação de seguros residenciais; 50% de desconto na aquisição de pontos do Programa de Relacionamento entre outros benefícios. Quem não tiver o cartão também pode procurar o BB e verificar as taxas mais baixas na contratação de crédito e serviços.
Alimentos
As redes de alimentação também querem chamar a atenção dos consumidores na Black Friday. O Outback Steakhouse vai oferecer benefícios a quem comprar seu Gift Card. “Os primeiros mil pedidos realizados a partir da 0h desta sexta-feira (25) ganham R$ 25 adicionais no 1º cartão de cada compra”, informou a empresa.
O Mc Donalds dará Bic Mac em dobro até o dia 29 de novembro. A rede de fast food informou que na compra de um sanduíche avulso do Big Mac, você ganha outro. Para participar da promoção da Black Friday, o consumidor deve buscar pelos cupons que dão desconto para essa promoção que serão distribuídos pelas redes sociais da marca e também pelo aplicativo McDonald’s APP.
Cultura com desconto
A Ingresso Rápido vai oferecer descontos de até 80% em mais de 100 eventos em que é responsável pela bilheteria. A promoção de Black Friday vai até o domingo (27) e a cada ingresso adquirido no período vale uma entrada para “Uma Aventura de Natal”, que acontecerá de 10 a 28 de dezembro, no Rio de Janeiro.
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"Black Friday também é cultura e entretenimento! Em parceria com importantes produtores do país, estamos com uma ampla seleção de atrações, que atendem a diferentes faixas etárias, estilos e perfis de público. Vale destacar que as ofertas especiais estão disponíveis em todos os nossos canais, incluindo nosso app", explicou em nota o CEO da Ingresso Rápido, Petras Veiga.
Descontos aos pets
Quem tem um animal de estimação poderá aproveitar as promoções de Black Friday no Petz, que estará com 80% de desconto em produtos do outlet – que fica na Marginal Tietê –, até 90% em compras na loja virtual, além de 50% no serviço de banho em todas as lojas da rede.
Os consumidores que não puderam levar seus bichinhos para o banho nesta sexta-feira (25) podem usar o “vouhcer” de banho de 28 de novembro a 2 de dezembro. Para maior proteção dos animais a rede oferecerá o serviço de microchipagem dos bichinhos em condições especiais.
Antecipação do Natal
'Pesquisa de Natal 2016' feita pela consultoria Deloitte e aplicada pelo instituto Ibope/Conect-i, apontou que 26% dos entrevistados vão aproveitar a Black Friday e antecipar as compras de Natal. No ano passado esse indicador foi de 20%, o que mostra que o consumidor pretende economizar nos presentes este ano. “Podemos perceber que, devido à diminuição de renda das famílias, pouco mais de um quarto dos entrevistados vai se beneficiar dos preços com descontos da Black Friday”, evidenciou em nota o sócio líder para a indústria de Bens de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil, Reynaldo Saad.
Para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por mais que as vendas na Black Friday possam ajudar no fechamento do comércio este ano, existe o outro lado da moeda. “Dependendo do sucesso da Black Friday, o Natal pode ser prejudicado, visto que há uma tendência de as pessoas anteciparem agora as compras de fim de ano”.
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