Veja o que o empreendedor pode fazer para administrar melhor seu tempo
Para melhorar a administração do tempo, é essencial que o empreendedor tenha uma equipe de confiança, capaz de resolver problemas da empresa
Se o empreendedor tem frequentemente a sensação de estar apagando incêndios, é possível que eles esteja administrando mal o seu tempo, desperdiçando energia em tarefas secundárias.
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Caso esta seja realmente a situação do empreendedor , é importante que ele fique atento a algumas estratégias que possam melhorar a administração do seu tempo. Bruno Magalhães, diretor de operações da GOU Franquias, deu algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Confira:
Prepare-se para mudanças na rotina
É importante planejar seus dias, mas esteja sempre preparado para mudar a agenda caso seja necessário. Caso apareçam aparecerem assuntos mais urgentes, seja ágil para ajustar sua programação.
Tenha uma equipe de confiança
A melhor maneira de se criar mais tempo é treinar e capacitar sua equipe para executar funções que você faria pessoalmente. Deixe sempre transparente para eles quais são as diretrizes da empresa. Se todos souberem qual rumo tomar, saberão escolher entre uma decisão correta ou equivocada sem precisar te interromper a todo o momento.
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Estratégia e execução
Você pode dividir suas tarefas entre estratégia e execução, para deixar todos os processos mais claros. A estratégia indica a direção do negócio, determinando onde a companhia quer chegar e como quer ser reconhecida pelo mercado. A execução é a definicão da forma que estas metas serão atingidas, definindo as funções de cada um e as ferramentas utilizadas. Ter clareza nestas ideias pode poupar tempo, pois os rumos da empresa ficam bem definidos.
Revisões no planejamento
A maior parte do tempo será gasta na execução e correção de rotas, e não no planejamento. Por isso, periodicamente, é preciso rever se a estratégia e a execução estão alinhadas. Algumas pessoas gostam de rotina, outras preferem se deixar levar. O importante, em ambos os casos, é fazer com que se tenha tempo para executar ambas as tarefas.
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Delegar funções adequadamente
Ter o próprio negócio requer tempo atrás do balcão, saber lidar com as pessoas, com fluxo de caixa, com preocupação e com o cliente, por exemplo. Todas as tarefas devem ser divididas de acordo com a aptidão de cada pessoa. Quem não gosta de lidar com gente, não pode cuidar da área de atendimento ao cliente. Isso evita problemas e poupa tempo e preocupação do empreendedor.