Culpa do Brexit? Consumidores britânicos estão furiosos por mudança no Toblerone
Barra do chocolate sofreu mudanças no formato e redução do peso, mas preço continua o mesmo no Reino Unido. Reação de consumidores foi furiosa
A empresa Mondelēz International é alvo de consumidores furiosos na internet, depois de anunciar que mudaria o formato do famoso chocolate Toblerone, no Reino Unido. A marca divulgou fotos da nova barra, apresentado pirâmides mais finas, com um intervalo maior entre uma e outra, para diminuir o peso do produto (que continua com o mesmo preço) e, ao que tudo indica, os britânicos não gostaram nada da novidade.
+ O SAC não funciona? Conheça 5 canais para registrar denúncias e reclamações
Para os consumidores, que reclamam na internet, o preço do chocolate deveria diminuir, já que o pacote continua do mesmo tamanho, mesmo que as famosas pirâmides estejam mais intervaladas - servindo, dessa forma, menor quantidade do produto.
+ 5 direitos do consumidor na compra de produtos de mostruário
“Como outras companhias, nós oferecemos ingredientes de alto custo aos nossos clientes. Nós carregamos esse custo pelo maior tempo que foi possível, a fim de garantir que o Toblerone continuasse disponível nas prateleiras. Mas, para que ele continue acessível e para que mantivesse sua forma triangular, tivemos de reduzir seu peso em apenas dois produtos no Reino Unido, dentre tantos outros que estão disponíveis”, afirmaram os proprietários da empresa em nota.
Com a mudança anunciada, portanto, o peso de 400 gramas da barra vai ser reduzido para 360 gramas; já a barra de 170 gramas será reduzida para 150 gramas. Contudo, os preços continuarão os mesmos.
Brexit e queda da moeda
Nos últimos dias, a Unilever aumentou o preço de diversos produtos populares da empresa, devido à queda do valor da Libra Esterlina no mercado. Já a Mondelez negou que o aumento do preço da barra de chocolate tenha acontecido por causa da Brexit. Um porta-voz da companhia afirmou que, embora a queda da moeda seja bastante desfavorável aos negócios, isso não seria causa da recente decisão.
+ Dia do Consumidor: após 25 anos do Código de Defesa, o que devemos celebrar?
Todavia, a empresa não disse o porquê de as barras de chocolate no restante da Europa não vão mudar de formato como aconteceu no Reino Unido. A página do Facebook da Mondelez foi invadida pelos consumidores britânicos furiosos, que não perdoaram a mudança “injusta”. Além do preço, os britânicos reclamaram também que as pirâmides do Toblerone eram “icônicas” e que eles poderiam ter feito barras menores, ao invés de mudar o formato.