Tamanho do texto

Após cancelamento de três shows, Lens Events, Stage Events e a Ingresso Rápido terão de dar explicações ao Procon. Saiba como pedir o seu dinheiro de volta

Brasil Econômico

Consumidores devem acessar o site da Ingresso Rápido para pedir o ressarcimento do valor do ingresso
iStock
Consumidores devem acessar o site da Ingresso Rápido para pedir o ressarcimento do valor do ingresso

A Fundação Procon - SP notificou as empresas Lens Events, Stage Events e a Ingresso Rápido pelo cancelamento do show da cantora Mariah Carey programado para este mês no Brasil. A medida visa garantir que os direitos dos consumidores que adquiriram ingressos não seja lesado.  A cantora norte-americana anunciou na última quarta-feira (26), por sua conta oficial do Twitter, o cancelamento da turnê ‘The Sweet Sweet Fantasy’ e afirmou estar “devastada” pelo ocorrido.

+ Empresas devem respeitar o direito do consumidor ao cobrar dívidas

Segundo o comunicado do Procon- SP as empresas responsáveis pela turnê devem informar os reais motivos do cancelamento da apresentação, os meios de divulgação utilizados para informar os consumidores que adquiriram os ingressos, e como será feito a devolução dos valores. As empresas devem informar ainda os canais disponíveis para que os consumidores consigam solicitar o dinheiro de volta.

Ainda segundo o informativo do órgão vinculado à Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo,  “as notificações foram encaminhadas às empresas que terão direito a defesa.  Sendo constatadas irregularidades ao fim do processo, as empresas serão multadas”.

Em nota ao Brasil Econômico a Ingresso Rápido informou que cumprirá com a determinação do Procon-SP. “A Ingresso Rápido informa que recebeu os questionamentos do Procon-SP e está empenhada em responder prontamente e no prazo às questões solicitadas”.

Reembolso em São Paulo 

O site do Ingresso rápido está com um canal para auxiliar os consumidores de São Paulo a pedir o reembolso do ingresso comprado na aba Fale Conosco.  Os consumidores que fizeram a compra online, a Ingresso Rápido entrará em contato para informar sobre o ressarcimento. Os consumidores que compraram em um dos pontos de vendas autorizados pela empresa devem solicitar a devolução de forma online. 

+ Código de Defesa do Consumidor: 5 falsos direitos na hora da compra

A Ingresso Rápido explica em seu site ainda que, as compras realizadas em dinheiro, o valor será ressarcido em até sete dias uteis mediante o recebimento da documentação completa, ou seja, comprovação do depósito (o que inclui valor do ingresso + taxa). Já os consumidores que efetuaram a compra do ingresso por meio do cartão de débito e crédito, a Ingresso Rápido fará o estorno do valor na fatura do cartão de crédito e no caso do débito, o valor será depositado na conta corrente do consumidor. Vale ressaltar que a Ingresso Rápido só é responsável pela devolução dos ingressos em São Paulo. 

 Entenda o caso

Na segunda-feira (24) a cantora norte-americana Mariah Carey, havia informado o cancelamento da apresentação que faria em Curitiba, na quinta-feira (4) de novembro na Pedreira Paulo Leminski, mas chegou a confirmar que os shows de São Paulo, programado para terça-feira (1) no Allianz Parque, e Porto Alegre, no sábado (5), no Beira-Rio, não tinham sofrido alterações.

A confusão veio à tona após a própria Mariah Carey afirmar que os promotores do evento não deram a devido atenção ao compromisso firmado e por isso os shows estavam cancelados. “Meus fãs merecem mais do que o tratamento que recebem de alguns desses promotores”, disse a cantora no Twitter.

Após a repercussão da afirmação da cantora, a  Lens Events e a Stage Events vieram a publico justificar os motivos pelo cancelamento. A Lens Events  – que afirmar ser a detentora dos direitos da turnê ‘The Sweet Sweet Fantasy’ – acusa a Stage Events de não “cumprir com os pagamentos acordados”. A Stage nega. O Procon-SP aguarda a defesa das empresas envolvidas. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.