Dia das Crianças: vendas caem 9,02% e sofrem 3ª retração seguida, diz SPC Brasil
Apesar do resultado negativo, indicador mostra uma queda menos profunda na comparação com outras datas comemorativas ao longo de 2016
Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a retomada da confiança dos consumidores anda não se refletiu, efetivamente, em aumento do consumo. As vendas a prazo na semana anterior ao Dia das Crianças (entre 5 e 11 de outrubro), a segunda data mais lucrativa para o varejo no segundo semestre, caíram - 9,02% na comparação com 2015. Este é o terceiro ano consecutivo de retração. Ainda assim, a queda verificada pelo indicador foi menos intensa do que em outras datas comemorativas neste ano, como o Dia das Mães (- 16,40%) e o Dia dos Namorados (- 15,23%).
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Em 2015, as vendas no Dia das Crianças haviam registrado uma variação negativa de - 8,95%, queda equivalente a observadas neste ano, e em 2014, retração de -1,50%. Em anos anteriores, os resultados foram positivos, mas já apresentavam desaceleração, com crescimentos de +3,15% (2013), +4,83% (2012), +5,91% (2011) e +8,5% (2010).
De acordo com o presidente da CDNL, Honório Pinheiro, o resultado é consequência da crise econômica.
"Com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compras do brasileiro fica cada vez mais limitado", explica Pinheiro. "Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista", acrescenta.
Segundo o levantamento do SPC Brasil, neste ano os presentes mais procurados seriam as roupas (42,8%), bonecos e bonecas (36,5%) e jogos educativos (24,8%). O gasto media girava em torno de R$ 222,00.
Metodologia
O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 5 e 11 de outubro deste ano.
Resultado já era esperado
Uma pesquisa feita pela FGV/IBRE sobre as perspectivas de compra de presentes com as crianças divulgada na útima segunda-feira (10), já apontava que os brasileiro pretendia gastar menos neste ano. O indicador que mede o ímpeto de gastos com presentes para o Dia das Crianças manteve a trajetória de queda iniciada em 2014 e atingiu 59,3 pontos, o menor valor da série.
O levantamento mostrou ainda que a proporção dos consumidores que pretendiam reduzir os gastos no Dia das Crianças em relação ao ano anterior aumentou de 41,1% para 44,9%.
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