A transformação digital pode ajudar seu empreendimento; saiba como fazer
A tecnologia deve ser usada para tornar um processo ou sistema mais produtivo; por conta disso, é preciso entender o tamanho do projeto
A transformação digital é um fenômeno que vem crescendo cada vez mais. Caraterizada como “a aceleração de atividades, processos, competências e modelos de negócios para aproveitar as mudanças e oportunidades das tecnologias digitais e seu impacto de forma estratégica e prioritária”. Essa estratégia pode beneficiar um empreendimento em muitas situações.
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Para que a transformação digital seja realmente eficiente, é importante que ela deve faça parte do DNA da empresa. A princípio, é importante delimitar a dimensão, pois nem toda transformação precisa ter proporções épicas. A tecnologia deve ser usada para tornar um processo ou sistema mais produtivo, portanto, é preciso entender o tamanho do projeto voltado para o seu empreendimento .
Na fase inicial, o principal erro dos empreendedores é acreditar que não é possível aplicar a transformação digital aos processos internos. No entanto, é possível contemplar todos os setores com o aumento da conectividade, velocidade, valor e crescimento.
As práticas da transformação
Confira algumas práticas que são essenciais para o desenvolvimento da transformação digital em sua empresa de acordo com Lisandro Sciutto, diretor de produtos da Infor LATAM, e saiba por qual motivo elas são importantes:
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1) Amarre sua ideia aos seus objetivos
O primeiro passo é garantir que as ideias estejam alinhadas diretamente aos objetivos de negócios. É preciso que as oportunidades digitais ajudem a oferecer produtos e serviços de alta qualidade a um bom custo benefício? Ou a alcançar clientes atuais e potenciais de formas significativas? Elas te ajudam a reter e cultivar novos talentos? Quais desses objetivos de negócios são mais importantes para você?
2) Entenda o valor para seu negócio
O próximo passo é apontar o que é realmente importante para seu negócio. Se você é um fabricante, está aumentando as vendas? Se você é varejista, talvez precise conseguir interagir com clientes através de diversos canais. Se você é uma organização de saúde, sua prioridade pode ser aumentar o engajamento com pacientes e feedback. Ao entender o valor de cada oportunidade digital oferece é possível começar a decidir quais valem a pena buscar.
3) Identifique a facilidade de implementação
Depois, é preciso descobrir qual o nível de dificuldade, custo e demora de implementação das oportunidades. A oportunidade com maior valor pode não ser necessariamente a melhor a se buscar agora. Se for um projeto potencialmente caro que vai levar meses para implementar, o ROI pode levar muito tempo para ser justificado.
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4) Planeje seu roteiro
Ao identificar quais oportunidades buscar primeiro para o seu empreendimento, coloque-as num roteiro. Isso dará um panorama visual de como planejar a execução e o tempo disponível para elas. Construa fatores importantes no roteiro, como as interdependências, recursos internos e orçamentos. Ao fazer isso, você pode ter uma visão melhor do todo, e pode ter a chance de descobrir conflitos e problemas potenciais.