Tamanho do texto

Mudar o rumo da carreira profissional é muito mais simples do que você imagina; saiba como escolher a carreira que mais combina com você

Pessoas infelizes com a carreira podem adotar passos simples e consistentes para mudar o rumo da vida profissional
iStock
Pessoas infelizes com a carreira podem adotar passos simples e consistentes para mudar o rumo da vida profissional

Fazer uma grande mudança em sua vida pessoal ou profissional pode ser bastante assustador. Voltar a estudar, mudar de área, parar de fumar, mudar-se para outro país ou começar uma família. Não existe um momento certo ou uma fórmula mágica para realizar grandes mudanças como essas. Conquistar uma vida mais prazerosa e uma carreira feliz pode não ser não é tão difícil como muita gente imagina. Tudo o que você precisa fazer é dar uma série de pequenos, mas consistentes passos rumo a uma nova direção. Veja estas 7 sugestões do site Business Insider para você promover uma grande mudança na sua carreira.

+ Aprenda a administrar sua carreira como um CEO

1. Desenhe todos os caminhos potenciais

Pense em todas as coisas diferentes que você gostaria de fazer na sua vida e escreva-as em um pedaço de papel. Não se censure, apenas escreva o que lhe vier à cabeça. Feito isso, priorize as três opções que forem mais viáveis. Não importa que essas opções sejam totalmente diferentes.

O próximo passo é listar quais seriam os passos que precisariam ser dados para que cada uma dessas opções fossem conquistadas. Você pensa em ser um fisioterapueta? Converse com um profissional da área. Deseja atuar na área de formulação de políticas públicas? Leia um livro sobre o tema. São passos simples que podem ajudá-lo a ter cada vez mais contato com cada área.

2. Conduza um experimento

O próximo passo é manter-se firme aos temas escolhidos na lista de prioridades e seguir em frente. Faça a seguinte pergunta a si mesmo: "Qual é a coisa mais simples e mais barata que eu posso fazer para experimentar cada opção e que vai me ajudar a tomar uma decisão sobre o que realmente quero?"

3. Encontre um parceiro

Compartilhe seu plano de mudança com alguém que possa ajudá-lo a manter a motivação. Ter alguém responsável que lhe dê apoio é um mecanismo importante para, de fato, alcançar seus objetivos, e deixar todo o processo mais agradável. 

4. Olhe para o seu tempo livre

Umas das desculpas mais comuns que as pessoas costumam dar para não promoverem uma grande mudança em suas vidas é o tempo. Ou melhor, a falta de tempo. Elimine essa desculpa olhando de forma crítica para o seu tempo livre e eliminando os excessos: acorde mais cedo, vá para cama mais tarde, pare de entrar no Facebook de cinco em cinco minutos, assista menos TV etc.

Feito isso, alie seus experimentos com as mudanças realizadas em suas horas livres.

5. Escolha uma técnica de autoreflexão

Reserve 15 minutos por dia para fazer uma autoreflexão, da maneira que preferir. Seja escrevendo um diário, ficando sozinho em silêncio ou meditando, passe 15 minutos por dia, diariamente, sozinho com seus pensamentos. Quando você absorve muitas ideias e informações novas, você precisa de tempo para refletir sobre todas elas e tomar uma decisão.

6. Leia mais

Leia pelo menos um livro por semana, de preferência livros que não sejam de ficção. Além disso, ouse explorar áreas que você nunca considerou antes.

7. Converse com o maior número de pessoas que puder

Antes de tomar qualquer decisão concreta, fale com o maior número de pessoas que você puder, pessoas essas que fazem há algum tempo o que você deseja fazer. Entreviste uma pessoa que esteja no mesmo nível que você, uma que esteja na área há cinco anos e outra que esteja há vinte, por exemplo. Dividir sua investigação nesses três níveis diferentes pode ajudá-lo a adquirir um olhar mais realista e compreensivo sobre cada campo.

+ Como ter sucesso na carreira? Veja o que fazer para os negócios prosperarem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.