Tamanho do texto

Você sabia que empregados apaixonados pelo trabalho são mais produtivos? Aprenda com essas dicas a usar a paixão dos funcionários a favor da empresa

Crie uma ponte entre o trabalho dos seus funcionários e o que eles gostam de fazer e você terá empregados produtivos
iStock
Crie uma ponte entre o trabalho dos seus funcionários e o que eles gostam de fazer e você terá empregados produtivos

Motivar seus funcionários diariamente não é uma tarefa fácil. No entanto, se você conseguir mantê-los interessados, produtivos e felizes , seu negócio será próspero, não tenha dúvidas disso. Seus funcionários vão não apenas dar tudo o que podem para fazer um bom trabalho, mas também ficararão mais inclinados a permanecer em sua empresa, o que reduz o custo de contratações e treinamentos de novos empregados. Se você está procurando um ponto de partida, veja essas quatro maneiras de estimular seus funcionários a serem fenomenais todos os dias.

1. Identifique e mantenha seus melhores funcionários

A maneira mais importante de motivar os seus funcionários todos os dias é ter a certeza de que você pode contar com pessoas talentosas e que se identificam com os valores da empresa. Em outras palavras, você vai querer estar rodeado dos melhores funcionários.

Seus melhores funcionários são confiáveis e responsáveis. Eles têm boas habilidades comunicativas e uma curiosidade insaciável em saber como as coisas funcionam. Eles definem grandes metas e se dispõem a correr riscos para alcançar ótimos resultados. A possibilidadede você manter os melhores funcionários na sua empresa aumenta quando você delega grandes responsabilidades e grandes projetos a eles. O mesmo acontece quando você dá feedbacks regulares e constroi uma relação de confiança, sendo transparente e honesto. Recompensar o trabalho deles, seja dizendo um "obrigado", seja concedendo-lhes um bônus ou um aumento também é essencial.

2. Aja em conformidade com a missão da empresa

Líderes inspiradores fornecem aos seus funcionários um propósito. Você pode encontrar esse própósito na missão da empresa. Lá estão definidas aspirações, metas e razões pelas quais você se dirige ao trabalho todos os dias. A missão da sua empresa convenceu investidores, então ela também deveria ser usada para motivar seus funcionários a conquistar os sonhos deles e os seus.

3. Descubra as paixões dos empregados

Quando os funcionários estão apaixonados pelo o que fazem, ficam mais engajados e tornam-se mais produtivos, mas como é possível descobrir o que os move?

Para começar, você pode ter encontros regulares com cada funcionário para discutir com eles seus objetivos e valores. Você pode oferecer conselhos e recursos para que eles possam aperfeiçoar suas habilidades, pagando um treinamento ou oferecendo um curso online para que eles possam se qualificar ainda mais. Outra tática é proporcionar que os funcionários passem por várias posições na empresa. Ao longo do processo, eles podem descobrir que gostaram da nova posição e finalmente fazer o que realmente gostam de fazer. Crie uma relação entre o trabalho deles e o que eles realmente gostam de fazer, e então você terá funcionários motivados e produtivos.

4. Crie um ambiente de trabalho feliz e produtivo

Não há quem não se impressione com o ambiente de trabalho proporcionado pelo Google. A lista do que a empresa faz para motivar seus funcionários é longa:

a) Os empregados têm liberdade e flexibilidade para tocar os projetos como bem querem;

b)  O Google encoraja os funcionários a trabalharem em cima de suas paixões (aliás, foi assim que o Gmail foi criado);

c) O ambiente de trabalho é muito divertido. A empresa tem Dia do Pijama, e os funcionários podem fazer uma pausa para jogar voleibol e boliche ou fazer escalada;

d) Os escritórios não são nem um pouco convencionais. Um exemplo são as salas de conferência que lembram um pub irlandês. O Google também permite que os seus funcionários customizem suas áreas de trabalho como prefirirem;

+ Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso - veja dicas

Mesmo que você não tenha o orçamento e os recursos do Google, há maneiras simples e acessíveis de criar um ambiente produtivo e feliz para os seus funcionários:

a) Mantenha os escritórios limpos, organizados e confortáveis;

b) Certifique-se de que o escritório é bem iluminado. Luz natural é a melhor opção, mas se não for possível, tenha luminárias com filtros;

c) Crie um espaço silencioso onde os funcionários possam relaxar;

d) Estimule os empregados a personalizar seus espaços de trabalho;

e) Organize atividades divertidas como festas de aniversário e feriado ou eventos semanais que reúnam todo mundo;

f) Estimule o bem estar e a vida saudável oferecendo parcerias com academias ou mesmo reservando um espaço no escritório para que os funcionários possam fazer ioga;

g) Crie espaços onde as equipes possam trabalhar em conjunto e colaborar umas com as outras para concluir projetos;

h) Seja flexível com as horas de trabalho. Já pensou em deixar seus funcionários fazerem trabalho remoto ou saírem mais cedo para pegarem os filhos na escola?