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Ser um bom ouvinte, ser gentil e organizado... veja cinco habilidades que os líderes precisam ter para se destacar e aprenda como ficar em evidência

Brasil Econômico

Líderes de destaque preferem prometer menos e entregar mais
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Líderes de destaque preferem prometer menos e entregar mais

Independentemente do tamanho da empresa, líderes de sucesso costumam ter uma gama de habilidades para se destacar dos demais. Essas habilidades são imprescindíveis para que o gestor alcance o sucesso, esteja ele dirigindo uma empresa pequena ou grande. Se você tiver essas qualidades, você administrar qualquer organização. Veja quais qualidades são essas, nesta lista preparada pelo site Entrepreneur.

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1. Seja organizado

Ser conhecido na empresa - independentemente do tamanho dela - como um pessoa que é organizada aumenta a velocidade dos seus projetos e eleva sua credibilidade entre os colegas e a gerência. Se você não é um líder naturalmente organizado, pode praticar. Compre um lívro e tente implementar vários sistemas de trabalho até achar um processo que seja bom para o seu estilo de vida e de trabalho. Acredite, os líderes terão recompensas muito superiores ao investimento que fizerem.

2. Inspire confiança

Ao invés de prometer demais e entregar menos, prefira prometer menos e entregar mais. O comportamento oposto costuma deixar gestores e funcionários frustrados e com um pé atrás em relação às suas promessas.

Muitos líderes trabalham duro, mas pecam em não estimar o tempo necessário para conduzir um projeto específico. É comum encontrar líderes que subestimam o tempo exigido para realizar um projeto e acabam falhando em considerar também o impacto que esse atraso terá na empresa como um todo, especialmente se ela for grande.

Portanto, tente estimar o tempo que um trabalho exigirá. Quando você definir uma data para entregar resultados, esteja 100% certo de que poderá cumprir esse prazo.

3. Ouça atentamente

Ouvir pode ser muito mais importante do que falar. Ouvir, aliás, é o segredo para fazer as coisas acontecerem em uma grande empresa. Use uma tática simples para ajudar os colegas a se sentirem ouvidos enquanto você continua conduzindo-os em direção ao resultado esperado.

Quando um colega dividir seu ponto de vista, ouça-o com atenção. Quando ele terminar, pergunte se você pode completar o que acabou de ouvir e parafraseie os pontos principais do discurso. O objetivo é fazê-los dizerem "é isso mesmo". Essa simples estratégia gera confiança e impulsiona a produtividade porque faz com que os colegas sintam que seus pontos de vista foram ouvidos e reconhecidos.

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4. Aja com responsabilidade

Bons líderes devem ser responsáveis e cobrarem esse compromisso dos colegas. Responsabilidade começa quando você cumpre o que prometeu, ou faz o que disse que ia fazer. Dessa forma, você pode cobrar uma atitude semelhante dos seus funcionários.

Reputações desenvolvem-se rapidamente - até mesmo em empresas maiores - então lute para que a sua equipe tenha uma reputação sólida como uma rocha. Além disso, se você for responsável consigo próprio e com os outros, estará muito bem cotado quando surgir a próxima tarefa a ser executada.

5. Seja gentil

Nunca subestime o poder da gentileza. Lembre-se, o mundo é pequeno, portanto, seja gentil com todo mundo. Interesse-se genuinamente pelos seus colegas de tabalho e seja generoso. Mande um bilhete de agradecimento ao colega que o ajudou a cumprir o deadline em tempo. Pergunte aos seus funcionários sobre seus finais de semana e suas famílias. Trate todos com respeito.