
Os vendedores têm uma das profissões mais antigas da história. Isso não quer dizer, no entanto, que estes profissionais precisem continuar na antiguidade. Muito pelo contrário. É preciso se renovar cada vez mais para melhorar os resultados.
LEIA: Seis dicas poderosas para se dar bem ao procurar emprego
O especialista em vendas e varejo, Erik Penna, listou algumas das atitudes que considera mais assertivas para vendedores
que desejam se destacar e alcançar o sucesso. Confira abaixo quais são e saiba o motivo de serem importantes.
1) Gostar muito de pessoas
Se você deseja ser um bom vendedor, é imprescindível gostar de gente, de ajudar e inspirar as pessoas, de se relacionar levando soluções e ideias que melhorem a vida dos clientes. Também é necessário gostar do produto que vende e conhecer bem o que vai oferecer, afinal, ninguém ama aquilo que não conhece.
2) Questionar sem medo
Um bom profissional na área de vendas deve saber perguntar para entender a real necessidade do cliente e só depois disso atendê-la. Alguns vendedores não se sentem à vontade para fazer perguntas. Eles alegam que os clientes não gostam disso.
LEIA MAIS: Saiba como colocar e manter sua empresa em ótima posição em tempos de crise
É verdade que algumas pessoas não apreciam a prática, mas isso pode ser resolvido com dicas básicas: pergunte em tom de bate-papo, não de interrogatório, e justifique o questionamento, ou seja, avise o cliente que fará algumas questões para conseguir entender melhor a necessidade dele e, de acordo com as respostas, buscar a melhor opção e condição monetária. Sabendo disso, os clientes sentirão que serão beneficiados e responderão bem mais motivados.
3) Escutar mais e falar menos
Com o passar do tempo, o profissional de vendas que atua com excelência evoluiu e aprendeu que não adiantar mais falar muito e vencer o cliente pelo cansaço ou com alguma mentira. Ele precisa dizer a verdade e escutar para descobrir a melhor sugestão para apresentar.
O mercado no passado valorizava o vendedor que falava bastante, mas hoje isso mudou. Diversas empresas preferem o vendedor introvertido, aquele que fala menos, mas escuta atentamente e responde de forma assertiva.
LEIA TAMBÉM: 10 dicas para um e-mail marketing impecável
4) Treinar muito
De acordo com a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) as organizações brasileiras vêm investindo cada vez mais na qualificação dos vendedores. Apesar disso, o estudo ainda revela que o Brasil treina, por ano, 16,6 horas/colaborador, enquanto os Estados Unidos treinam quase o dobro, com 31,5 horas/colaborador.