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Para ser um bom vendedor, é importante gostar muito de lidar com pessoas, além de estar disposto a procurar entender o que o cliente realmente deseja

Os melhores vendedores procuram aperfeiçoar o trabalho por meio de treinamentos para obterem sucesso
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Os melhores vendedores procuram aperfeiçoar o trabalho por meio de treinamentos para obterem sucesso

Os vendedores têm uma das profissões mais antigas da história. Isso não quer dizer, no entanto, que estes profissionais precisem continuar na antiguidade. Muito pelo contrário. É preciso se renovar cada vez mais para melhorar os resultados. 

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O especialista em vendas e varejo, Erik Penna, listou algumas das atitudes que considera mais assertivas para vendedores que desejam se destacar e alcançar o sucesso. Confira abaixo quais são e saiba o motivo de serem importantes.

1) Gostar muito de pessoas

Se você deseja ser um bom vendedor, é imprescindível gostar de gente, de ajudar e inspirar as pessoas, de se relacionar levando soluções e ideias que melhorem a vida dos clientes. Também é necessário gostar do produto que vende e conhecer bem o que vai oferecer, afinal, ninguém ama aquilo que não conhece.

2) Questionar sem medo

Um bom profissional na área de vendas deve saber perguntar para entender a real necessidade do cliente e só depois disso atendê-la. Alguns vendedores não se sentem à vontade para fazer perguntas. Eles alegam que os clientes não gostam disso.

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É verdade que algumas pessoas não apreciam a prática, mas isso pode ser resolvido com dicas básicas: pergunte em tom de bate-papo, não de interrogatório, e justifique o questionamento, ou seja, avise o cliente que fará algumas questões para conseguir entender melhor a necessidade dele e, de acordo com as respostas, buscar a melhor opção e condição monetária. Sabendo disso, os clientes sentirão que serão beneficiados e responderão bem mais motivados.

3) Escutar mais e falar menos

Com o passar do tempo, o profissional de vendas que atua com excelência evoluiu e aprendeu que não adiantar mais falar muito e vencer o cliente pelo cansaço ou com alguma mentira. Ele precisa dizer a verdade e escutar para descobrir a melhor sugestão para apresentar.

O mercado no passado valorizava o vendedor que falava bastante, mas hoje isso mudou. Diversas empresas preferem o vendedor introvertido, aquele que fala menos, mas escuta atentamente e responde de forma assertiva. 

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4) Treinar muito

De acordo com a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) as organizações brasileiras vêm investindo cada vez mais na qualificação dos vendedores. Apesar disso, o estudo ainda revela que o Brasil treina, por ano, 16,6 horas/colaborador, enquanto os Estados Unidos treinam quase o dobro, com 31,5 horas/colaborador.