Tamanho do texto

Atualizar o currículo, ativar o networking, rever propósitos e desejos... consultora orienta quem busca uma recolocação no mercado de trabalho

Tente chegar pelo menos 15 minutos antes do horário agendado para a entrevista de emprego
iStock
Tente chegar pelo menos 15 minutos antes do horário agendado para a entrevista de emprego

O Brasil tem atualmente um índice de desemprego acima da média mundial. Hoje, há pelo menos de 11,8 milhões de pessoas procurando um emprego, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados em 30 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Entrevista de emprego no meio do expediente? Saiba o que dizer e o que evitar

De acordo com o levantamento, a renda média do trabalhador foi de R$ 1.985 no trimestre até julho de 2016. O resultado representa queda de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 175,3 bilhões no trimestre até julho, queda de 4,0% ante igual período de 2015. Para facilitar a procura por um emprego , a coach e presidente do Grupo Elemento RH, Luciana Ferreira separou algumas dicas que podem ajudá-lo a se dar bem na busca por uma recolocação no mercado de trabalho. Veja!

1.  Planeje e defina uma estratégia para enviar o currículo

É fundamental que o profissional planeje e trace uma estratégia adequada para enviar seu currículo, assim há mais chances de ele chegar à pessoa e à empresa certa. Aproveite e faça duas listas, uma com as empresas para as quais você gostaria de trabalhar e outra com profissionais da sua área para contatar e ativar seu networking. 

2. Ative seu networking

Mesmo que esteja empregado, o networking é o mais poderoso ativo não somente para ajudá-lo a buscar recolocação, mas também para auxiliá-lo em seu desenvolvimento ou em algum projeto que você tenha na carreira.

3. Mantenha o currículo atualizado

Lembre-se de que você é sua marca o tempo todo, então é importante elaborar e atualizar corretamente o currículo, pois ele é o seu cartão de visitas. É por meio dele que o recrutador vai te conhecer. Procure ressaltar seus resultados e atualize suas redes sociais profissionais com essas informações.

4. Reveja seus propósitos e desejos

Responda à pergunta: Qual história você quer contar para si mesmo dentro de 5 ou 10 anos?

Realizar uma reflexão sobre qual caminho você deve trilhar é importante. Faça uma análise dos seus pontos fortes e fracos, das suas principais competências, do que você faria e não faria novamente, do que já realizou e ainda pretende realizar. Os recrutadores valorizam profissionais seguros a respeito de seu propósito e que conheçam o mercado em que irão atuar.

5. Protagonize a sua carreira

Olhe para frente e veja o que precisa mudar e melhorar no âmbito profissional. Busque cursos de aperfeiçoamento, procure utilizar o tempo livre para desenvolver-se e frequente eventos e palestras para aumentar sua rede de contatos.

Seja na entrevista ou no currículo, destaque sempre características que o diferenciam no mercado. Lembre-se: em época de procura virtual, passará a frente aquele que fizer contato diferenciado via e-mail ou telefone com profissionais. Convidá-los para um happy hour ou café, colocando-se sempre à disposição de maneira elegante e discreta é uma boa alternativa.

Monitore suas atividades, faça uma planilha para organizar os contatos realizados, almoços, cadastros, data em que aconteceu, entrevistas realizadas e folow up. Uma boa sugestão: monte um funil de oportunidades.

6. Entrevistas

Para as entrevistas de emprego, seja disciplinado, procure chegar pelo menos 15 minutos antes do horário agendado, esteja preparado e responda as perguntas com segurança, sem esquivar-se. Se a oportunidade for temporária ou autônoma, não descarte a possibilidade, ela pode ser o primeiro passo para ingressar na empresa em questão. Procure sempre manter a calma e a confiança, pesquisar a empresa, seus produtos e serviços, focar em seu interesse e em suas qualidades.

+ Como fazer um currículo para o primeiro emprego