Tamanho do texto

Não fazer um planejamento financeiro adequado é um dos principais erros dos empreendedores que estão buscando entrar no mercado em meio à crise

Empreendedores que têm uma equipe de confiança conseguem se sair melhor nos momentos de crise
iStock
Empreendedores que têm uma equipe de confiança conseguem se sair melhor nos momentos de crise

O Brasil vive uma das maiores crises econômicas de sua história. Por conta disso, muitas profissionais tornam-se empreendedores, buscando se sobressair em meio ao caos – ou até mesmo como uma fonte de emprego alternativa, tendo em vista que os índices de desemprego são elevados. 

LEIA:  Conheça oito escritórios estranhos e incríveis

O problema é que muitos desses novos empreendedore s acabam comentendo alguns erros que podem comprometer os negócios. O empresário Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas, listou alguns desses erros. Confira quais são e os motivos pelos quais não deve cometê-los:

Despreparo

Este é um dos erros mais fatais de um negócio. Quando a pessoa tem o desejo de empreender, é indispensável que ela esteja preparada e informada sobre tudo que pode acontecer. É preciso saber quais são as necessidades do empreendimento, como suprir cada uma delas e estar atento aos problemas que possam vir a surgir – assim conseguindo resolver tudo da melhor maneira possível.

Não se planejar financeiramente

Algo fatal para um negócio é a falta de planejamento financeiro, principalmente nos momentos de crise. Para se dar bem com uma empresa, é importante ter investimentos e custos muito bem definidos.

LEIA MAIS:  Saiba como economizar dinheiro para viajar

Na hora de se planejar em relação às receitas da empresa, é importante levar em consideração a produtividade pretendida, assim tendo a noção de quanto vai precisar investir em cada área do negócio. 

Centralizar os problemas

É importante que, nos momentos de crise, o líder de uma empresa não esqueça que existem outras pessoas que podem ajudar e que ele não está sozinho. Por isso, é importante ter uma equipe de confiança, que possa te oferecer todo o suporte necessário.

LEIA TAMBÉM:  Conheça a importância da avaliação de desempenho e saiba como fazer

Além disso, unir conhecimentos é a melhor forma de fazer uma empresa se erguer em um momento de dificuldade, pois as ideias surgem com maior facilidade quando trabalhadas em conjunto. Mantenha sempre seus empregados bem motivados para que eles estejam dispostos a colaborar da melhor maneira possível. Os empreendedores que seguirem estas dicas têm grandes chances de conseguir driblar a crise e se destacar.