Tamanho do texto

Entenda como o trabalho voluntário pode preparar os jovens profissionais não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o mundo

Brasil Econômico

Quem faz trabalho voluntário aprende a liderar e a valorizar o trabalho em equipe
iStock
Quem faz trabalho voluntário aprende a liderar e a valorizar o trabalho em equipe

Os jovens estudantes de hoje são bombardeados com inúmeros conselhos sobre faculdade, estágio, salário e carreira. De certa forma, isso é até compreensível, já que o mundo está cada vez mais competitivo, e todos querem sucesso. Mas, e se ao invés de entrar no mercado de trabalho com apenas dinheiro e poder em mente, tivéssemos também interesse no modo como nossas carreiras seriam construídas com base no desenvolvimento de nossos interesses? O trabalho voluntário pode nos ajudar a entender e a desenvolver nossas habilidades e nossos instintos não apenas como profissionais, mas também como seres humanos.

+ Entrevista de emprego no meio do expediente? Saiba o que dizer e o que evitar

Algumas pessoas tem tanta gana de começar a trabalhar e iniciar a vida profissional que acabam esquecendo de como é importante se conhecer antes disso. O trabalho voluntário prepara os jovens para o mundo, tanto no que diz respeito à carreira, quanto aos aspectos pessoais. Veja por que os jovens devem fazer trabalho voluntário antes de iniciar a carreira, de acordo com o site Entrepreneur.

1. Fazer trabalho voluntário muda a nossa perspectiva

É fácil ter a autoestima e o ego inflados na juventude, alguns dizem que isso é atual natural. Mas a última coisa que você vai querer é preservar essa falsa sensação de invencibilidade ao entrar no mercado de trabalho. Você não é e nunca será invencível. Seus problemas também não os únicos que importam.

Quando você faz trabalho voluntário, sua perspectiva da vida é alterada. A maioria dos trabalhos voluntários envolve oferecer ajuda a quem precisa. Quando você está do lado de quem está ajudando e não do lado de quem está recebendo a ajuda, você percebe o quanto é privilegiado. Esse é o tipo de atitude e pensamento que você leva consigo ao longo de sua carreira.

2. Fazer trabalho voluntário nos ensina a administrar o tempo

Conciliar o trabalho voluntário com a faculdade, a família e a vida social nem sempre é fácil. Uma daz razões pelas quais as pessoas não fazem trabalho voluntário é porque elas acham que não têm tempo. Na verdade, você pode usar essa desculpa para qualquer coisa. Alguns dizem que não têm tempo para ir à academia, outros dizem que não têm tempo para cozinhar. Também é verdade que  há quem  possa realmente não ter tempo para ser voluntário, mas também é verdade que a maioria de nós pode ter tempo se quiser. 

Conciliar a faculdade com o voluntariado e uma vida ativa é também uma boa preparação para o mercado de trabalho. Muitos jovens profissionais recebem um grande volume de trabalho, e devem dar conta de tudo se quiserem avançar na carreira. Fazer trabalho voluntário nos ensina a gerir o tempo de forma organizada e de modo que consigamos equilibrar as prioridades e ainda aproveitar o happy hour.

3. Fazer trabalho voluntário nos faz desenvolver novas habilidades e paixões

Poucas pessoas escolhem as organizações para a qual desejam fazer trabalho voluntário arbitrariamente. Encontrar uma organização que combine com a sua personalidade e os seus valores pode ser tão importante quanto encontrar uma carreira que combine com a sua personalidade e os seus valores.

+ 3 maneiras simples de construir bons relacionamentos no trabalho

Quando você faz trabalho voluntário, você aprende a liderar e a valorizar o trabalho em equipe. Não é raro detectar semelhanças entre o que você faz no trabalho voluntário e na sua carreira. Pessoas que trabalham de forma voluntária com animais, por exemplo, podem descobrir que querem ser veterinários, ou simplesmente desenvolver uma forte compaixão por animais de rua. Pessoas que ajudam moradores sem teto podem seguir carreira no governo, ou simplesmente deixar de julgar os colegas por sua aparência ou classe social. Independentemente de ser pequeno ou grande, o impacto do trabalho voluntário na sua vida certamente será positivo.

4. Fazer trabalho voluntário é ótimo para o currículo

Não há como negar que um dos benefícios do trabalho voluntário é que ele pode impulsionar o seu currículo. Filantropia ajuda os candidatos a ganharem destaque entre os outros candidatos de forma positiva, especialmente se a empresa apoia ações sociais transformadoras, conscientes e solidárias.

Em outras palavras, trabalho voluntário pode ajudá-lo definir sua identidade profissional e pessoal. A sua experiência pode se transformar na principal propulsora do seu sucesso. e definir quem você é e quem você quer ser.