15 coisas que você diz no trabalho e podem acabar com a sua carreira
Há algumas frases que, se empregadas, podem prejudicar bastante sua reputação na empresa e sua carreira; veja como evitar essas gafes
Todos nós cometemos erros no trabalho. Na maioria das vezes, conseguimos dar a volta por cima e seguir em frente. Contudo, alguns delizes podem arruinar nossas carreiras. Há, por exemplo, uma série de palavras, frases, e perguntas que você pode estar usando no trabalho e que podem acabar com a sua reputação para sempre. Algumas delas podem até ser toleradas em determinados contextos, mas se você é um "funcionário problema", repeti-las muitas vezes pode ser atrapalhar desenvolvimento da sua carreira. O site Business Insider listou algumas frases que devem ser evitadas no ambiente de trabalho. Veja quais são.
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1. "Não é minha culpa"
Se você cometer um erro, assuma a responsabilidade. Não invente desculpas. Mentir ou atribuir a culpa pelos seus erros a outras pessoas ou circunstâncias, é um péssimo hábito para a sua carreira . Gestores querem competência e responsabilidade, não desculpas.
2. "Tenho um mau pressentimento em relação a isso"
Se você costuma ostentar atitudes ruins ou negativas, você se torna um estorvo para o seu chefe e para a sua equipe. Pessoas que reclamam demais tornam-se desagradáveis, e suas presenças tornam-se totalmente dispensáveis no trabalho, seja pelos colegas, seja pelo chefe. São esses os funcionários que costumam ficar na mira dos gestores.
3. "Vou fazer isso mais tarde"
Adiar projetos até o último minuto não apenas o deixa estressado, mas também atrapalha o progresso de todos os outros que dependem do seu trabalho para dar continuidade aos deles. Além disso, se alguma coisa der errado, você será o primeiro a ser culpado.
4. "Eu não fiz nada errado"
Seu chefe não espera que você seja perfeito, mas assumir uma postura defensiva quando você recebe feedback negativo não o faz parecer profissional. Se você não está disposto a ouvir críticas construtivas, seu chefe entenderá que você não está disposto a melhorar.
5. "Não faz parte do meu trabalho"
Nenhum chefe gosta de ouvir essas palavras. Lembre-se, a descrição da sua função não está gravada em uma pedra. Equipes multifuncionais precisam de componentes flexíveis e que estejam dispostos a facilitar a vida de seus gestores. Além disso, quanto mais habilidades você acumula, mais você se torna indispensável para a empresa. Quando você diz que não está disposto a executar tarefas que vão além da sua função, você demonstra que não está disposto a contribuir para o sucesso da empresa.
6. "Estou entediado"
Se você está entediado no trabalho, reclame para o seu companheiro, seus familiares e amigos. Não reclame para o seu chefe. Você está sendo pago para ser produtivo e permanecer entusiasmado, portanto, é responsabilidade sua encontrar maneiras de deixar seu trabalho interessante.
7. "Desculpe, estou atrasado - novamente"
Quando você tem atrasos frequentes, seus colegas começam a pensar que há coisas mais importantes para você do que o seu trabalho e que você não valoriza o tempo deles. Quando você age dessa maneira, a imagem que você passa é a de que você é desrespeitoso e indiferente, e, por isso, as pessoas acabam perdendo a confiança em você. Não importa o que você tenha que fazer, sempre encontre uma maneira de chegar no horário.
8. "Eu quero falar com o RH sobre isso"
Tomar esse tipo de atitude é desafiar a autoridade do seu gestor - uma situação delicada, da qual você dificilmente sairá beneficiado, a não ser que você queira ser dispensado ou esteja determinado a pedir demissão. Pense bem antes de ir ao RH. Dê esse passo apenas depois de explorar todas as outras opções.
9. "Cale a boca"
Faça um bom trabalho, independetemente das pessoas quererem trabalhar com você ou não. Grosserias não apenas afastam os colegas, mas também deixam os gestores furiosos. Lembre-se: educação é o segredo para ganhar a confiança das pessoas.
10. "Você ouviu os boatos sobre a esposa do CEO?"
Fofoca é sempre uma coisa terrível. Embora, às vezes, esta seja a única maneira de informar-se sobre o que está acontecendo na empresa, não é uma boa ideia fofocar no trabalho, ou se tornar o objeto da fofoca. Não há maneira melhor de se envolver em drama desnecessário e prejudicar a sua carreira do que essa.
11. "Eu posso resolver isso (quando você não pode)"
Essa frase por si só não é um problema. Dizer às pessoas que você pode resolver alguma coisa só é um problema quando, na verdade, você não pode. Seja honesto e realista sobre o que você pode fazer. Se o comportamento contrário se torna um hábito, você, inevitavelmente, vai ser tachado de incompetente em algum momento.
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12. "Responda o mais rapidamente possível"
E-mails grosseiros nunca são indicados. Não importa quão amigável você seja, uma linguagem concisa sempre pode ser mal interpretada em um e-mail. Mesmo que você não o faça intencionalmente, e-mails rudes abalam a sua reputação no trabalho e acabam mantendo os colegas afastados.
13. "Eu estou ocupado. Isso pode esperar?"
É sua responsabilidade perguntar ao seu gestor se as prioridades mudaram, uma vez que os seus objetivos devem estar alinhados com os objetivos dele.
14. "Eu não posso trabalhar com ele/ela"
Não lidar bem com os outros é um péssimo negócio na escola, imagina no trabalho. Seu gestor espera que você seja capaz de superar conflitos causados por incompatibilidade de personalidades em prol do sucesso da empresa.
15. "Mas eu sempre trabalhei dessa forma"
Não fique paralisado no passado. Em um escritório saudável, os funcionários que se apegam às velhas maneiras de fazer as coisas, são os primeiros a serem demitidos.